A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) informa que concluiu, às *15h deste domingo, 14*, os serviços de manutenção na Adutora do São Francisco, em trecho localizado no município de Capela. A conclusão ocorreu antes do prazo inicialmente previsto.

Com a finalização dos reparos, as bombas serão religadas e as manobras operacionais iniciadas. A adutora, que possui 78 km de extensão, voltará a encaminhar água para a Estação de Tratamento João Ednaldo, em Nossa  Senhora do Socorro, a partir das 20h de hoje.

A partir desse momento, a produção de água será retomada gradativamente, até atingir 100% da sua capacidade, e a água tratada será entregue à Iguá Sergipe para distribuição à população.

Se não houver novas intercorrências, a *normalização total do abastecimento ocorrerá nas primeiras horas da segunda-feira, 15.*

A Deso agradece a compreensão da população e reforça seu compromisso com a continuidade e a eficiência dos serviços prestados.

O que ocorreu 

Na última sexta-feira, 12, a Adutora do São Francisco, com diâmetro de 1.200mm, sofreu um rompimento, ocasionado pelo desabamento da estrutura de concreto que sustentava parte aérea da tubulação.

Em função da ocorrência, a produção de água na Estação de Tratamento João Ednaldo, em Nossa Senhora do Socorro, foi interrompida temporariamente de forma preventiva, a fim de garantir a segurança do sistema e das equipes operacionais.

A Deso orienta a população a manter o uso consciente da água e continuará atualizando as informações conforme a evolução dos trabalhos.

Por conta da ocorrência, a produção de água no sistema foi paralisada preventivamente, o que impactará no fornecimento de água tratada à concessionária Iguá para abastecimento nos municípios de Aracaju, Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro.