De janeiro a setembro, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), intensificou ações voltadas à proteção ambiental, à arborização urbana e ao cuidado animal. O número recorde de doação de mudas, investimentos em mobilidade sustentável, ampliação do número de clínicas credenciadas ao programa Aju Animal, e o projeto de reflorestamento de mangue, que ganhou repercussão nacional, são exemplos do intenso trabalho de promoção do desenvolvimento aliado a práticas sustentáveis que vem sendo executado em Aracaju. 

A valorização do Horto Municipal resultou no início de um projeto de transformação da paisagem da nossa cidade, um anseio antigo da população que clamava por mais espaços verdes. Em nove meses, o horto doou mais de 10 mil mudas, entre espécies arbóreas e medicinais, e plantou mais de 1300 árvores em praças, avenidas e escolas da capital. Além disso, foi no Horto que o projeto ‘Aju é Mangue’ teve início, iniciativa inédita de produção de mudas de espécies de mangue e reflorestamento de áreas degradadas. Projeto este que foi destaque na última edição do Connected Smart Cities, em São Paulo, e que rendeu o convite para participação da secretária do Meio Ambiente, Emília Golzio, na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30).

Na agenda de enfrentamento às mudanças climáticas, Aracaju também avançou na mobilidade sustentável. A frota de transporte coletivo ganhou 15 ônibus 100% elétricos, que já circulam pela cidade e representam uma redução estimada de 1.650 toneladas de CO₂ emitidas por ano.

Para a secretária Emília Golzio, o maior destaque desses nove primeiros meses de gestão foi aproximar as ações do meio ambiente da população através da escuta ativa. “Os resultados desse período mostram que a Sema está comprometida em mudar a realidade ambiental de Aracaju e que nossa equipe técnica está atenta às necessidades de adaptação da nossa cidade para o melhor enfrentamento dos desafios impostos pelas mudanças climáticas”, afirmou. 

Por meio do programa Aju Animal, as políticas de proteção animal também foram fortalecidas neste período. Mais de mil animais foram castrados e cerca de 1600 atendimentos e procedimentos veterinários foram realizados nas clínicas credenciadas. Com o novo edital de credenciamento, o número de clínicas cadastradas dobrou, ampliando o acesso da população aracajuana aos serviços. Já as ações de adoção foram intensificadas, com campanhas periódicas e o lançamento de um catálogo online de animais disponíveis para adoção, em parceria com ONGs e protetores independentes.

Outro destaque foi o trabalho de educação ambiental, que alcançou 3.792 pessoas por meio de peças teatrais, visitas guiadas ao Horto e ao Parque Natural Municipal do Poxim. Entre as iniciativas mais relevantes está o projeto “Guardiões do Clima”, que capacita alunos da rede municipal, promove a formação ambiental e estimula o surgimento de jovens líderes engajados com as causas ambientais.