Profissionais devem observar as distâncias de segurança
Com a chegada da estação mais quente do ano, é comum aproveitar o período para realizar construções, reformas e pinturas. Somente este ano, a Energisa Sergipe já registrou mais de 150 notificações de situações de risco de acidentes durante a execução desses serviços.
A coordenadora de Segurança da Energisa Sergipe, Roberta Santos, alerta para os principais cuidados no manuseio de equipamentos próximos à rede elétrica:
“O planejamento da obra deve começar observando a distância da rede elétrica. Ferramentas próximas à fiação ou andaimes perto da rede são as principais causas de acidentes durante reforçar ou pinturas de fachadas. Por isso, é essencial verificar a distância antes de iniciar qualquer serviço”, reforça.
Ainda segundo Roberta, nem todo acidente ocorre pelo toque direto na rede elétrica. Em alguns casos, a simples proximidade de um equipamento pode causar uma descarga por indução elétrica, provocando queimaduras, lesões graves ou até morte.
“A distância recomendada é de, no mínimo, 3 metros entre o objeto manuseado e a rede elétrica. Em caso de dúvida, a orientação é acionar a Energisa antes de começar o serviço”, reforça.
Orientações de segurança da Energisa:
-Não monte andaimes nem posicione escadas perto da rede elétrica.
-Mantenha distância mínima de 3 metros da rede, especialmente em telhados e edificações com mais de um andar.
-Não improvise extensores para ferramentas, como rolos de pintura.
-Use sempre equipamentos de proteção individual e coletiva.
-Evite fiações expostas em ambientes úmidos.
Em caso de acidente ou dúvida, entre em contato com a Energisa pelo 0800 079 0196.




