Um dos principais compromissos da Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), tem sido garantir um ensino modernizado e de qualidade na rede municipal. Para isso, desde o início da atual gestão, o município vem investindo para que os alunos tenham acesso a equipamentos de última geração, como é o caso do programa Escola Tech, lançado em fevereiro deste ano.

O Escola Tech é um conjunto de iniciativas que visa entregar para os professores e estudantes uma escola tecnológica, na qual se sintam mais motivados nessa troca de experiência, que é o fazer pedagógico. Até o momento, foram instalados 687 displays interativos, 420 salas de aula contam com câmeras de reconhecimento facial interno e 8.592 notebooks já estão em posse dos alunos. O programa começou a ser preparado ainda em 2017, quando a Prefeitura implantou mais de 400 km de fibra óptica, colocando internet de alta velocidade em todas as escolas municipais.

Dotar os alunos, professores e equipe diretiva com equipamentos tecnológicos reflete o cuidado prioritário que a gestão municipal tem com a melhoria dos índices educacionais. Com um mundo cada vez mais digital, investir na tecnologia prepara os alunos para o futuro. No total, 26 mil notebooks serão distribuídos para os estudantes da rede do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos. São notebooks que já possuem internet disponível e que o aluno, além de utilizar em sala de aula, pode levar para casa, potencializando a sua aprendizagem e garantindo a inclusão digital e acesso à internet a toda a sua família.

O secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu, afirma que o principal objetivo da Prefeitura de Aracaju é fazer com que as escolas municipais alcancem cada vez mais resultados positivos, de forma integrada e humanizada, onde pessoas se encontrem para empoderar outras, motivando-as a construir um futuro mais digno. “Com quase cinco meses de instalação do programa, já conseguimos notar o avanço educacional nas escolas da rede. Temos dois marcadores: o qualitativo e o quantitativo. Vemos o desejo dos alunos em estar na escola e, no professor, a alegria de estar sendo valorizado, no sentido de ter à disposição equipamentos de ponta. Os painéis interativos digitais são raros no Brasil, apesar de já existirem em escolas americanas e europeias, por exemplo. Aracaju está acompanhando o que há de mais moderno em educação no mundo. No que diz respeito aos estudantes, estamos notando a redução do absenteísmo estudantil. Eles faltam menos, porque agora querem mais estar ali. Tudo isso permitiu com que o reforço escolar tivesse uma queda, mostrando que o ensino-aprendizagem melhorou”, afirma Ricardo.

Esse pacote pioneiro de modernização tecnológica das escolas municipais de Aracaju também contribui com a otimização o tempo de ensino nas escolas através do reconhecimento facial. Os totens instalados nas salas de aula registram automaticamente a presença dos alunos, cadastrando no sistema e permitindo que a coordenação e os pais tenham acesso aos registros disponíveis no Sistema Integrado de Gestão Educacional (Siged). É um substituto da chamada regular. As 79 escolas possuem câmeras como forma de garantia de reforço e segurança, que conseguem reconhecer os estudantes e enviam um SMS para os pais, informando que a criança entrou ou saiu da escola.

Ainda no âmbito do Programa Escola Tech, desde que a iniciativa foi lançada, a Semed tem promovido formações continuadas sobre os novos equipamentos para os professores da rede. As capacitações têm sido a oportunidade de os educadores aprenderem a manusear os aparelhos tecnológicos e sanar suas dúvidas sobre qualquer funcionalidade dos equipamentos.