Na noite de segunda-feira, 26, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, marcou presença no Forró Caju 2023, um dos mais aguardados e prestigiados festejos juninos do estado. A festividade teve sua abertura oficial na última sexta-feira, 23, véspera do Dia de São João, na praça Hilton Lopes, em Aracaju. Promovido pela Prefeitura de Aracaju, o Forró Caju 2023 tem como proposta fortalecer e valorizar as tradições locais e a cultura popular nordestina, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico, turístico, além de gerar empregos e renda.

Com uma programação diária diversificada, o evento acontecerá até o Dia de São Pedro, em 29 de junho. Os palcos Luiz Gonzaga e Gerson Filho, bem como o Arraiá da Clemilda, são os locais onde mais de 90 atrações sergipanas e nacionais se apresentarão, abrangendo diferentes ritmos musicais, preservando a essência da música raiz e, ao mesmo tempo, abrindo espaço para expressões artísticas da juventude.

O governador ressaltou a importância do festejo junino como uma celebração tradicional e um catalisador do turismo, geração de empregos e fortalecimento da economia local. Ele enfatizou a parceria entre o governo e a prefeitura no intuito de valorizar a cultura sergipana, reconhecendo o impacto positivo que o Forró Caju traz para Sergipe. Fábio Mitidieri destacou também a união de esforços entre as instâncias governamentais em prol do desenvolvimento socioeconômico do estado.

“Quero parabenizar meu prefeito Edvaldo Nogueira e toda a equipe da Prefeitura de Aracaju pela maravilhosa festa do Forró Caju. Esse grande evento já se tornou uma tradição e está no coração dos moradores aracajuanos e sergipanos. Hoje, mais uma vez, o sucesso do evento é evidente, com a praça lotada de pessoas desfrutando de um forró de qualidade com seus familiares e amigos em total segurança, além da geração de emprego e renda com os comerciantes tendo a oportunidade de comercializarem seus produtos. Aracaju é verdadeiramente a capital da alegria e do forró no país”, disse o governador.

O prefeito Edvaldo Nogueira ressaltou que o Forró Caju foi cuidadosamente planejado para atrair um amplo público e reforçou o destaque da capital sergipana no cenário nacional, mencionando que o evento promove o turismo e impulsiona a economia local, conjugando tradição e inovação. Ao celebrar a riqueza cultural nordestina, o Forró Caju contribui para consolidar Sergipe como um destino turístico diversificado e encantador.

“O Forró Caju está atraindo milhares de pessoas, proporcionando uma festa maravilhosa que celebra a nossa cultura. Nessa praça, encontramos alegria, segurança e amor, gerando felicidade e contribuindo para o sucesso do mês de São João em nossa cidade. E a parceria entre a prefeitura e o governo estadual tem se consolidado, cada vez mais. É o Arraiá do Povo, na Orla da Atalaia, unida às celebrações nos bairros, no Centro de Criatividade, fazendo com que, durante todo o mês, nossa capital respire forró. O Forró Caju, mais uma vez, mostra que Sergipe é o país do forró e Aracaju é a capital da alegria nessa tradição”, afirmou o prefeito.

Tradição aracajuana 

O Forró Caju 2023 se firma como uma vitrine para as tradições e a cultura local, gerando impactos positivos em vários aspectos da sociedade sergipana, como o turismo, a economia e a preservação das raízes culturais nordestinas. A presença do governador Fábio Mitidieri no evento reafirma o compromisso do governo estadual em valorizar e promover as manifestações culturais de Sergipe.

Estão entre os artistas que fazem parte da programação, se apresentando no Palco Luiz Gonzaga, Mano Valter, Alceu Valença, Gustavo Mioto, Mestrinho, Zé Ramalho, Jorge de Altinho, Héloa e Silvério Pessoa, Luanzinho, Jonas Esticado, João Gomes, Calcinha Preta, Cavaleiros do Forró, Zé Vaqueiro, Xand Avião, Luan Estilizado, Adelmário Coelho e Mari Fernandez.

Além disso, o Forró Caju 2023 inclui, novamente, o circuito junino, com um receptivo por diversos pontos turísticos da cidade, como a Feira do Turista, o Mercado Thales Ferraz e, pela primeira vez, no Mercado do Augusto Franco, além do aeroporto e rodoviárias.