Nesta sexta-feira, 23, o Governo do Estado promoveu reunião com os órgãos envolvidos na organização da Vila da Páscoa Iluminada, que será realizada de 8 a 31 de março, na região dos lagos da Orla da Atalaia. O objetivo do encontro foi alinhar estratégias e definir detalhes para oferecer mais um atrativo à capital sergipana durante o período da celebração da ressurreição de Jesus Cristo.
A reunião aconteceu no auditório do Museu da Gente Sergipana e contou com a participação de órgãos como Samu e Vigilância Sanitária; SSP, Energisa; Deso; Secom; Funcap; Setur; Seteem; Seasic; Defesa Civil; Smtt; juizado de Menores; Emsurb; Conselho Tutelar. A Vila da Páscoa Iluminada busca movimentar a economia local, proporcionando oportunidades de emprego e renda para os sergipanos. O evento inédito segue o sucesso do Arraiá do Povo e da Vila do Natal Iluminado, realizada pela primeira vez em Sergipe em 2023.
Segundo o secretário Especial da Comunicação, Cleon Nascimento, a iniciativa se soma às ações que visam fortalecer a economia e o turismo no estado. “Esse é um momento muito importante porque é onde a gente distribui as atividades com os órgãos, fazendo com que cada um entenda que dentro desse planejamento, a gente consegue enxergar o evento como um todo e garantir muita segurança e conforto para todas as famílias que vão estar lá. A partir dos resultados, a gente sempre percebe o quão importante é para movimentar a economia informal, logicamente, além da questão do próprio turismo. Então a Vila do Natal Iluminado foi um grande sucesso e, agora, a Vila da Páscoa Iluminada vai ser mais um sucesso com certeza”, destacou o secretário.
O secretário ainda explicou o motivo da escolha do local do evento, que acontecerá na região dos lagos da Orla de Atalaia. “A gente vem fazendo uma série de ações com o objetivo de gerar emprego e renda e, consequentemente, também valorizar os pontos turísticos do nosso estado. Então, dessa vez a gente percebeu que os lagos da Orla, um dos nossos grandes pontos turísticos, precisavam ser valorizados. Desta forma, organizamos todo o evento da Páscoa para que acontecesse lá, pela infraestrutura natural, logística, dentro do modelo que a gente tem dimensionado. Com isso, nós aquecemos muito a economia local, que já está instalada na região, como as lanchonetes, os bares, os restaurantes, além da economia criativa e o artesanato que vão estar inseridos no evento”, destacou.
Preparativos
Segundo o diretor de Promoção, Marketing e Eventos da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Gustavo Paixão, os preparativos para a Vila da Páscoa Iluminada avançam, e a expectativa é que o evento proporcione momentos de lazer, cultura e diversão para sergipanos e visitantes, consolidando-se como mais um marco na agenda de eventos do estado.
“Foi uma reunião de alinhamento. A gente veio de um sucesso muito grande do Verão Sergipe e colhemos frutos muito importantes desse planejamento. Então, mais uma vez, a gente está reunido com secretarias e órgãos públicos e autarquias que são envolvidas de alguma forma nesse movimento todo dos eventos, do turismo, principalmente, das forças de segurança pública, de infraestrutura, para que a gente possa entregar o melhor em segurança, em qualidade, em bem-estar para quem for participar de qualquer evento promovido pelo governo”, enfatizou.
Desta maneira, o planejamento do evento conta com vários Grupos de Trabalho (GT), divididos em Segurança e Saúde; Artístico e Produção; Infraestrutura e Logística; Estrutura; Comunicação; Pesquisa; e Jurídico.
De acordo com a assessora técnica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), Cintia Guerra, o órgão vai ter uma participação efetiva, assim como ocorreu nos outros eventos do Governo do Estado. “A participação do Samu 192 acontecerá mediante o planejamento dos outros órgãos também envolvidos. A gente fez suporte aos outros eventos que aconteceram na Orla: Natal Iluminado e Arraiá do Povo. E é mais um evento que a gente vai definir o planejamento interno no intuito de oferecer o suporte necessário para a população sergipana”, frisou.
A Polícia Militar de Sergipe também terá participação, proporcionando tranquilidade e segurança aos visitantes e turistas. De acordo com o aspirante Sousa, do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), o plano de operação já foi iniciado e, a partir daí, será definido o efetivo que atuará no evento. “O nosso objetivo é fornecer um policiamento preventivo e ostensivo, com viaturas e policiais a pé, para que o público possa sentir a sensação de segurança necessária para poder curtir todo o evento”, declarou.
Outro órgão que terá participação no evento é a empresa Energisa. O gerente de Construção, Manutenção e Distribuição da Energisa, Thyago Tanouss, reforçou a parceria da empresa no suporte na parte estrutural. “É mais um evento que a Energisa apoia o Governo do Estado. É um momento de planejamento, de avaliação de toda a estrutura necessária, da carga que vai ser utilizada na Vila. Portanto, nós vamos nos planejar para dar todo o suporte, das instalações elétricas relacionadas ao fornecimento, para reforçar a rede que está na localidade, em paralelo, também com toda a manutenção preventiva necessária, porque a gente sabe que é um evento que vai demandar uma grande estrutura”, informou.
Vila da Páscoa
A Vila da Páscoa Iluminada funcionará todos os dias, das 17h às 23 horas, com shows musicais de grupos católicos e evangélicos. Às sextas, sábados e domingos haverá a encenação da Paixão de Cristo. Na Sexta-feira da Paixão, no dia 29 de março, a programação contará, ainda, com a apresentação do Sermão do Monte, na Praça de Eventos da Orla da Atalaia.
Em alusão aos símbolos da época, contará com atrativos como fábrica de chocolate cenográfica para encantar crianças e adultos; 'Toca do Coelho', personagens da Páscoa, um pórtico temático e espaços instagramáveis; além de atividades recreativas. Um espaço dedicado à economia solidária, sob a coordenação das secretarias de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) e da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), também fará parte da Vila da Páscoa. Assim como uma área para comercialização de artesanato e espaço com lanchonetes, que estarão disponíveis aos visitantes.