O Governo de Sergipe publicou, nesta sexta-feira, 13, no Diário Oficial do Estado, o edital de resultado final e homologação do concurso público para o cargo de auditor fiscal tributário da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). Com oferta de 50 vagas, sendo 10 para provimento imediato e 40 para formação de cadastro reserva, o certame, conduzido pela Sefaz e pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), representa mais um avanço da gestão estadual no fortalecimento da estrutura de carreiras do funcionalismo público do Estado.

O concurso para ingresso na carreira de auditoria fiscal tributária da Sefaz, cuja remuneração inicial pode chegar a R$ 22,5 mil, foi lançado em julho do ano passado e recebeu inscrições de candidatos de todas as regiões do país. Puderam se candidatar às vagas — distribuídas em três especialidades: Geral, Tecnologia da Informação e Tributária — profissionais com graduação de nível superior em qualquer área de formação.

Para a secretária de Estado da Fazenda, Sarah Tarsila, a homologação do concurso é um importante passo para fortalecer ainda mais a gestão tributária do Estado. “A chegada desses profissionais ampliará a capacidade operacional da Sefaz, nos ajudando a intensificar o combate à sonegação e elevar a eficiência da arrecadação, de forma a garantir os recursos necessários para o investimento em políticas públicas que irão beneficiar os cidadãos”, afirma.

A secretária de Estado da Administração, Lucivanda Nunes, destaca que o Governo de Sergipe tem avançado de forma consistente na reestruturação do quadro de pessoal da administração estadual ao implementar uma política efetiva de valorização do funcionalismo público, focada na melhoria dos serviços prestados à população sergipana. “Este concurso da Fazenda é mais um importante certame que concluímos com êxito, nos prazos previstos. Para esse cargo de auditor fiscal, já é o segundo concurso homologado pela gestão do governador Fábio Mitidieri. Em fevereiro de 2023, o governo homologou e imediatamente convocou os aprovados e todos os excedentes de outro concurso realizado para essa carreira. Agora, mais um concurso para auditor realizado com sucesso, com resultado final já homologado”, celebra.

Governo dos concursos

Atualmente, o Governo de Sergipe administra uma série de concursos em áreas prioritárias da atuação governamental, como Saúde e Assistência Social, com destaque para a carreira do magistério, e avança na preparação de novos certames estratégicos, como o da recém-criada carreira de analista educacional e o do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE).

Somente em 2025, como salienta a secretária de Estado da Administração, a gestão estadual viabilizou a abertura de mais de 1.000 vagas em órgãos e entidades da administração. Desde 2023, já realizou mais de 1.550 convocações de aprovados, totalizando 26 certames realizados ou em andamento nesse período. Como destaca Lucivanda, a realização de concursos públicos é uma estratégia de gestão de pessoas, com foco na valorização do servidor e no fortalecimento institucional, priorizada pelo governador Fábio Mitidieri.

Como marco histórico, no último mês de dezembro, o governador do Estado empossou os primeiros 90 servidores concursados da história da Secretaria de Estado da Assistência Social e deve nomear, no próximo mês de março, os primeiros 494 aprovados no maior concurso público para a área médico-hospitalar realizado em Sergipe nos últimos anos, certame que ofertou quase 900 vagas.