O Grupo de Samba Consciência Raiz vai se apresentar na Praça da Democracia da UFS, no campus São Cristóvão, nesta sexta, 11, às 18h30, com entrada franca. A roda de samba faz parte do projeto de extensão ‘Consciência Raiz: samba e poesia”, que traz apresentações temáticas até dezembro.
Na segunda edição da roda, o tema é “Sambosofia”, com destaque para canções compostas em homenagem a sabedoria que vem do samba. No repertório, músicas que falam da experiência vivida e carregam a memória, a aprendizagem e uma profunda reflexão sobre a existência, como é o caso do samba filosófico de Paulinho da Viola, dentre outros grandes poetas do samba. Na ocasião, também será aberto ao público o “microfone interativo” para recitar poemas consagrados pela sabedoria popular e que expressam a filosofia como um modo de vida.
Sobre o grupo
O grupo de samba Consciência Raiz é formado por professores e estudantes da Universidade Federal de Sergipe, por sambistas forjados nas rodas de samba das periferias de São Paulo, músicos são cristovenses e sergipanos praticantes do samba tradicional de terreiro. O desejo de fazer samba e viver o samba, mais do que viver de samba, sempre moveu os integrantes do grupo. Através da poética do samba, sua proposta é promover a difusão de uma forma de coletividade crítica e solidária.
A primeira apresentação do coletivo aconteceu no Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro de 2021. O grupo é formado por Daniel Christian, Deivid Christian, Antônio Pereira, William Piauí, Geraldo Campos, La Conga, Felipe Gomes, Naldo do Cavaco, Paulo Henrique, Débora de Gois e Mariana Santos. Para esta apresentação, o grupo conta com as colaborações de Claudia Nunes, Alisson Castro, Chris, Dandara e Ju Almeida.
Juliana Almeida