Em levantamento feito pela Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (CEACrim) da SSP, Aracaju encerrou o primeiro semestre com uma redução superior a 15% em comparativo entre os primeiros semestres de 2023 e de 2024. Os dados que indicaram a redução nos homicídios em Aracaju foram apresentados durante entrevista coletiva na última quinta-feira, 11.

Conforme o mapeamento elaborado pela CEACrim, o primeiro semestre deste ano encerrou com o registro de 64 homicídios em Aracaju. Há mais de 20 anos, no primeiro semestre de 2003, ocorreram 102 homicídios na capital sergipana. Uma redução de 37,3% em uma série histórica de 21 anos.

Quando a avaliação é feita apenas levando em consideração os registros de homicídios nos seis primeiros meses de 2023 e no mesmo período de 2024, a retração identificada pela CEACrim foi de 15,8%.

No primeiro semestre do ano passado - 2023 -, aconteceram 76 homicídios, ante 64 crimes no mesmo período deste ano. Ao menos 12 vidas foram preservadas na capital sergipana entre os primeiros semestres de 2023 e de 2024.

Para a coordenadora das delegacias da capital, Rosana Freitas, a redução nos homicídios na capital representa um esforço conjunto das forças de segurança pública. “É um trabalho realizado ao longo dos anos e representa o esforço de cada servidor da segurança pública, além de ser resultado dos investimentos em concursos, melhoria de infraestrutura e  aquisição de equipamentos”, avaliou. 

Conforme o tenente-coronel Alysson Cruz, chefe da Assessoria de Comunicação da Polícia Militar, o resultado representa o comprometimento da segurança pública com a qualidade de vida da população aracajuana. “Os resultados são reflexo da integração entre os órgãos da segurança pública e do emprego racional da tropa. É resultado do planejamento feito a partir do acompanhamento das manchas criminais da capital”, finalizou.