A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semde), em parceria com o Instituto de Inovação de Sergipe (Inovase), realizou na quinta, 20, e na e sexta, 21, o Ideathon, um evento inovador que reuniu servidores municipais no Caju Hub para um desafio de criatividade e eficiência. O objetivo foi claro: levar a cultura da inovação para dentro da gestão pública, transformando a forma como os serviços são pensados e executados na cidade.

Com a participação de 40 servidores de diferentes secretarias, o Ideathon promoveu a troca de conhecimento entre setores estratégicos da administração municipal. Durante os dois dias de imersão, os participantes exploraram desafios reais enfrentados na gestão pública e desenvolveram soluções inovadoras para otimizar os serviços prestados à população aracajuana.

O diretor-executivo do Instituto Inovase, Marcos Vasconcelos, destacou a importância da iniciativa para modernizar o serviço público. “O Ideathon que realizamos aqui no Caju Hub tem o objetivo de levar a cultura de inovação para a gestão pública. Essa é uma iniciativa da Prefeitura de Aracaju e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação. Reunimos aqui servidores de diferentes secretarias para que, através de um conjunto de metodologias, eles possam explorar problemas e desenvolver ideias inovadoras para melhorar a relação do serviço público com os cidadãos de Aracaju”, destaca.

Integração entre secretarias e inovação no serviço público

Uma das grandes vantagens do evento foi permitir a colaboração entre diferentes secretarias municipais, promovendo a integração de informações e dados, algo essencial para o funcionamento eficiente da administração pública. O administrador e facilitador do Ideathon, José Walter, ressaltou a importância desse trabalho conjunto.

“Nosso evento é um momento de inovação, onde estamos trazendo ferramentas de aprendizagem baseadas em inovação para o ambiente público. Aqui, os servidores municipais estão trazendo seus desafios internos e suas relações com o cidadão para uma mesma discussão. O principal tema do evento foi a integração entre secretarias, visando maior eficiência no atendimento ao público e melhor desempenho interno. O ambiente criado aqui favorece o surgimento de ideias inovadoras que podem gerar soluções significativas para o desenvolvimento de Aracaju”, explicou.

A coordenadora de Geoinformações da Secretaria Municipal da Fazenda, Manuela Nascimento, enfatizou que a fragmentação de dados entre as secretarias é um dos principais desafios enfrentados na gestão pública e que eventos como o Ideathon possibilitam um novo olhar sobre essa questão. “Trabalho com a equipe de Geoinformação, e esses momentos são muito importantes porque integram pessoas de várias secretarias para buscar soluções para problemas comuns. Todos trabalhamos na mesma cidade e precisamos das mesmas informações para prestar serviços, mas, muitas vezes, esses dados estão muito fragmentados. O Ideathon foi uma oportunidade excelente para juntar esforços e melhorar essa integração”, avaliou.

Inovação além da tecnologia: uma nova mentalidade

O evento também teve um papel fundamental em desmistificar o conceito de inovação na administração pública, mostrando que não se trata apenas de tecnologia, mas de uma nova mentalidade para solucionar desafios. O gerente de Atração de Empresas e Ambientes de Negócio da Semde , Márcio Melo, reforçou essa visão. “Estamos realizando o primeiro Ideathon de Aracaju para que os próprios servidores possam olhar para seus desafios de forma inovadora e propor novas soluções. E a inovação não se resume a sistemas ou aplicativos. Queremos trazer a inovação como mentalidade, como ferramenta para resolver problemas do dia a dia e acelerar a máquina pública”, pontuou.

Um marco para a inovação na gestão pública de Aracaju

O Ideathon marca um novo momento em Aracaju, destacando o trabalho desenvolvido pelo Inovase, que está inserindo a inovação como um elemento essencial para aprimorar o serviço público e aproximá-lo ainda mais da população.

Foto: Duda Ribeiro