Moradores de Aracaju e região metropolitana aproveitaram a força-tarefa realizada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), por meio do Instituto de Identificação Papiloscopista Wendel da Silva Gonzaga (IIWSG), para atender aos cidadãos que buscam a emissão da carteira de identidade (RG). Neste sábado, 17, a sede do instituto abriu suas portas às 6h e seguirá com atendimento até as 17h para atender uma demanda reprimida do serviço.
O pedreiro Luciano da Silva saiu de São Cristóvão para garantir a emissão da carteira de identidade para seu filho de 5 anos de idade. “Estava encontrando dificuldade para agendar e essa ação do governo facilitou. Se tiver esse tipo de atendimento todos os meses, seria maravilhoso para desafogar a quantidade de pessoa que espera pelo seu documento”, sugeriu. Para o professor Jorge Menezes Filho, a realização da força-tarefa vem como um mecanismo de agilidade no serviço e, consequentemente, na emissão da 2ª via do RG.
De acordo com o diretor do IlWSG, Jenilson Gomes, esta é a primeira edição da força-tarefa, de uma ação periódica, em que o cidadão que não conseguiu o agendamento no site terá a oportunidade de ser atendido. “Hoje teremos o mesmo procedimento como se fosse um posto normal de atendimento, a diferença é que hoje é um esforço concentrado para atender o máximo possível de pessoas”, afirmou. Jenilson acrescentou que dentro da unidade, durante a força-tarefa, terá ponto Banese para facilitar o pagamento da taxa para emissão do documento.
Morador de Aracaju, o aposentado Roberto Carvalho está com seu documento com a validade em dia, mas aproveitou a ação para garantir a carteira de identidade com novo modelo e também atualizá-la, pois se casou recentemente. “Todos que estão hoje aqui estão aproveitando essa ação muito boa do Governo do Estado”, disse.
A situação da corretora de imóveis Júlia Santos Rodrigues é parecida com a de Roberto, que aproveitou a ação da SSP para ter o novo modelo de identidade que pode acrescentar documentos como CPF NIS/PIS/Pasep; Título de Eleitor; Carteira de Trabalho; Carteira Nacional de Habilitação; Certificado Militar; Cartão Nacional de Saúde; Nome Social (mediante requerimento escrito do interessado); tipo Sanguíneo e fator RH e deficiência.
Atendimentos
O diretor do Instituto de Identificação garantiu que a população não ficará sem ter a sua necessidade atendida. “Ficaremos aqui até as 17h e, apesar de todo o esforço que estamos fazendo, existe uma capacidade de pessoas serem atendidas durante um dia. Então, quem não for atendido hoje, nós vamos dar a opção ao cidadão de receber um agendamento para ser atendido posteriormente”, informou.
Ainda segundo o diretor, o cidadão na força-tarefa vai ser atendido, recebe o protocolo, paga sua taxa e no protocolo vem informando o dia que vai retirar o documento em até 30 dias. “O cidadão pode acompanhar se seu documento está pronto por meio do nosso site”, finalizou.