Com menos de 24h após o rompimento da adutora, localizada a Avenida Pedro Calazans, no centro de Aracaju, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), não só restabeleceu o abastecimento de água da região, como encaminhou as ações operacionais que envolvem os serviços de obras na via, e prestou atendimento de acolhimento às famílias e comerciantes locais impactados com possíveis danos materiais. Foi feito também um levantamento e, após análise, a Deso arcará com possíveis prejuízos registrados.

De acordo com o diretor-presidente da Deso, Luciano Goes, as ações no local são executadas para dar total suporte à população. “Nós, da Deso, estivemos ontem aqui no local desde os primeiros momentos do rompimento, com as equipes de operação e assistência social, para dar total apoio às famílias e comerciantes locais. Além disso, com a parte de limpeza das vias e calçadas, remoção de entulhos, para prestar esses serviços e quanto antes restabelecer o abastecimento de água, que era o principal fator diante desse rompimento. Ontem mesmo, a água foi restabelecida, por volta das 18h. Já nesta segunda, demos início à pavimentação de base e sub-base, onde será feito o asfalto, para podermos voltar com o trânsito normalmente, daqui a três dias”, explicou.

A pedido do governador Fábio Mitidieri, o governador em exercício, Zezinho Sobral, acompanhado do secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), Luiz Roberto Dantas, estiveram na Pedro Calazans para avaliar o andamento da obra emergencial de reparo. “O que falta agora é recuperar a via e checar para ver se não há nenhum dano maior para que se possa até o final desta semana devolver o acesso. Todos os envolvidos estão de parabéns pela agilidade nos serviços”, ressaltou. 

Suporte à população

Para o comerciante Sérvio Adriano Santana, a expectativa é que tudo seja rapidamente finalizado e com segurança. “Foi algo muito inesperado, mas os serviços da Deso estão atendendo muito bem a todos nós. Desde ontem, quando tudo aconteceu, cheguei de imediato à minha loja e pude constatar que o acompanhamento dos órgãos públicos está acontecendo de fato. Todos os envolvidos estão com uma atenção muito grande. Estou na torcida para que tudo seja finalizado quanto antes. Graças a Deus não sentimos falta de água, já que foi rapidamente restabelecida e logo mais tudo será resolvido”, comentou.

O morador e comerciante da avenida, José Gomes, disse que a sensação agora é que tudo voltará à normalidade em breve. “Não tenho do que reclamar. O pessoal da Deso e da prefeitura, fizeram o levantamento, anotaram tudo o que foi perdido. À água não faltou, apesar do grande susto. Fui convidado a sair e ir para um hotel até que tudo seja resolvido, mas preferi ficar, já que não corremos risco. Nos mandaram refeições e estamos com a esperança de que em breve possamos voltar a nossa rotina normal”, destacou.

Na avaliação do morador e comerciante John Passos, os transtornos são grandes, mas os órgãos responsáveis estão em constante atividade. “As ações estão funcionando, espero que o prazo para a volta a normalidade seja atingindo em menor prazo, mas vejo que estão resolvendo, e o melhor sem nenhuma perda humana. Acredito que será apenas uma questão de poucos dias para que a avenida esteja transitável normalmente e o que o comércio volte ao movimento de sempre”, expressou.

SMTT

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), realizou o bloqueio de um trecho da Avenida Pedro Calazans, entre a Rua São Cristóvão e 7 de Setembro. Também há bloqueio de trânsito no trecho que compreende a Rua Divina Pastora, entre a Rua Siriri e a Avenida Pedro Calazans. Já as ruas adjacentes aos trechos bloqueados devem ser evitadas. São elas: Siriri, Dom Bosco, travessa Almirante Tamandaré, José de Barros e Geruzinho.