Morreu neste sábado, 04, em Aracaju, aos 60 anos, a professora da rede pública estadual, Marieta Barbosa Oliveira. Ela lutava contra um câncer desde 2018, sempre sendo um exemplo de fé, resiliência e coragem.
A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc). “A professora Marieta deixa um legado importantíssimo na história da escola pública de Sergipe. Contribuiu muito para uma educação transformadora, integrativa e de grandes índices. Foi uma grande defensora da escola pública e uma pessoa extraordinária, sempre com um sorriso no rosto e um abraço de acolhimento. A Seduc e toda família Educação seguem tristes com a partida da professora Marieta. Ela deixa sua marca na construção e no fortalecimento da nossa educação”, disse o secretário Zezinho Sobral.
Marieta ocupou diversos cargos na área de gestão, como secretária municipal da Educação de Aracaju (dezembro de 1998 a dezembro de 2000), de Estância (2001 a abril 2002) e de Nossa Senhora do Socorro (2017 e 2018); diretora de Inclusão Social da Secretaria de Estado da Assistência Social (2003 a 2006), diretora de gestão do Trabalho e Educação em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju (2009 a 2012), superintendente-executiva da Secretaria de Estado da Educação (2015 e 2016), além de ser conselheira do Conselho Estadual de Educação, acadêmica fundadora da Academia Sergipana de Educação.
Marieta Barbosa foi conselheira do Conselho Municipal do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) da Secretaria Municipal da Educação de Aracaju, representando o Rotary Clube Aracaju Norte; conselheira do Conselho Estadual de Proteção à População LGBTQIA+, além de desenvolver suas atividades profissionais na Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, como assessora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase) da Seduc. Também integrava a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/SE).
Muito querida e respeitada pelos mais diversos setores onde atuou, Marieta Barbosa recentemente recebeu a mais alta honraria da Educação da Sergipe, concedida pelo Conselho Estadual de Educação, reflexo dos relevantes serviços prestados pela professora à Educação de Sergipe
O velório e o sepultamento da professora Marieta Barbosa acontecerão no cemitério Colina da Saudade, em Aracaju. Ela deixa esposo, dois filhos e muitos amigos