O Ministério Público Federal (MPF) realiza, no próximo dia 17 de fevereiro, em Sergipe, o evento “Uma Visão Integrada de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental sob a Perspectiva dos Princípios da ONU”. Representantes do Judiciário, de órgãos ambientais, organizações não-governamentais, empresariado, lideranças de comunidades tradicionais e o público em geral estão convidados a assistir à palestra da analista em Desenvolvimento Sustentável e Direitos Humanos Saionara König-Reis, integrante do Instituto Dinamarquês para os Direitos Humanos.
A procuradora da República Lívia Nascimento Tinôco, responsável pelo evento, destaca que os princípios e objetivos da Organização das Nações Unidas (ONU) para o desenvolvimento sustentável abrangem temas transversais na atuação do MPF, dos direitos humanos ao direito ambiental. O número de vagas no evento está limitada à capacidade do auditório do MPF/SE.
Palestra – Saionara König-Reis tem mais de 10 anos de experiência nacional e internacional, atuando sempre em temas ligados aos direitos humanos e desenvolvimento sustentável, tendo trabalhando no Brasil, na Etiópia e nos Estados Unidos. Atualmente, trabalha no Instituto Dinamarquês de Direitos Humanos, um órgão colegiado do governo daquele país responsável por projetos em diretos humanos e desenvolvimento sustentável de acordo com as diretrizes da ONU.
Agenda 2030 da ONU – Em 2015, os 193 estados-membros da ONU adotaram, por unanimidade, uma agenda de princípios que compromete todos os países a tomar uma série de ações para enfrentar as causas profundas da pobreza, e aumentar o crescimento econômico e a prosperidade, além de atender os problemas ligados à saúde, educação e necessidades sociais das pessoas e, ao mesmo tempo, proteger o meio ambiente. Formada por 17 princípios e 169 metas, a agenda é implementada pelos governos locais com foco no fim da pobreza até 2030 e buscar um futuro sustentável para todos no planeta.
MPF/SE