A chegada de 2026 em Aracaju foi marcada por um resultado histórico na Orla da Atalaia. O Réveillon dos Sergipanos reuniu mais de 150 mil pessoas, o maior público já registrado na celebração da virada na capital. O sucesso do evento foi resultado direto de um planejamento integrado e da atuação conjunta de diversas secretarias e órgãos da Prefeitura de Aracaju para assegurar organização, segurança, bem-estar e tranquilidade ao público.
As ações envolveram áreas como trânsito, segurança pública, saúde, acessibilidade, assistência social e ordenamento urbano, garantindo uma estrutura adequada para atender à grande demanda do evento.
A programação do Réveillon dos Sergipanos contou exclusivamente com artistas locais, valorizando a cultura local, além de um show pirotécnico de baixo ruído, realizado em conformidade com a legislação municipal.
Na área da segurança, a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) contou com um efetivo de 150 guardiões distribuídos em viaturas, motocicletas, patrulhas e elevados de observação. O trabalho preventivo contribuiu para que nenhuma ocorrência fosse encaminhada à delegacia ao longo da noite. Durante o evento, foram registrados um acidente de trânsito, dez ocorrências de reserva indevida de vagas de estacionamento, 18 apreensões de substâncias ilícitas e 15 apoios relacionados à embriaguez. Além disso, foram contabilizadas 12 vias de fato e dois atritos verbais.
Já a Secretaria Municipal da Saúde implantou um Posto Médico na Orla da Atalaia, com gestão operacional da empresa HelpMed para garantir suporte a ocorrências clínicas e situações de urgência. Ao longo da noite, foram realizados 84 atendimentos, principalmente clínicos adultos, além de seis casos de trauma e duas reações alérgicas. Houve dois encaminhamentos ao Hospital São José para suporte diagnóstico e terapêutico, sem registro de óbitos. Durante todo o período de funcionamento do posto, não foram registradas notificações de doenças ou agravos de interesse em saúde pública.
A atuação da equipe de Abordagem Social também envolveu ações de proteção social, orientação e garantia de direitos. Ao todo, quatro adolescentes, duas mulheres idosas e uma adulta que se perderam no evento foram localizadas e reconduzidas aos familiares. A equipe identificou ainda sete crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, realizando orientação aos familiares e promovendo a interrupção imediata da prática, além de orientar preventivamente outros responsáveis por 15 crianças e adolescentes que acompanhavam atividades comerciais, para impedir a prática.
Um caso específico de exploração do trabalho infantil envolvendo uma adolescente de 16 anos e uma criança de 11 anos foi prontamente atendido, com acionamento da Emsurb e da Guarda Municipal, registro no sistema Salve Criança e Adolescente e cessação da violação de direitos. Além disso, três pessoas receberam atendimento relacionado à regularização do Bolsa Família.
A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) contabilizou o recolhimento de quase 47 toneladas de lixo. Na área do evento, a empresa atuou com 27 equipes de limpeza, totalizando mais de 260 profissionais, escalonados para o recolhimento de resíduos antes e após a festividade.




