Todos os anos é sempre a mesma coisa: quando vem as fortes chuvas, a comunidade do Largo da Aparecida, no bairro Jabotiana, em Aracaju, sofre com a cheia do rio Poxim. Sem uma ação que possa resolver definitivamente o problema da localidade, a Prefeitura de Aracaju atua, agora, com ações emergenciais mobilizando diversas secretarias e órgãos públicos.

Segundo a Prefeitura, o Largo possui cerca de 250 famílias, destas em torno de 140 podem ser afetadas, sendo que 34 famílias são prioridades para a remoção, ou seja, aquelas compostas por idosos, pessoas com deficiência, acamados, gestantes ou com filhos pequenos. 

Ao todo, 12 famílias precisaram do suporte da gestão municipal para se abrigarem em local mais seguro, nove delas para uma pousada acionada pela Assistência Social de Aracaju, até que a situação volte à normalidade, e outras três famílias foram para residência de familiares. 

Historicamente, maio é o mês mais chuvoso na capital sergipana. No entanto, neste ano, o volume de chuva registrado veio com características diferentes, superando o esperado. A média histórica é de 275 milímetros, entretanto, até a manhã desta terça-feira, 23, já foram registrados 455 milímetros, sendo que, nos últimos cinco dias, choveu mais que o previsto para todo o mês, um total de 282 milímetros. 

A soma entre alta da maré e elevado volume de chuva, este que teve um registro de cerca de 93,5 milímetros nas últimas 24h, resultou na necessidade de retirar famílias dessa região e, para isto, as equipes, em conjunto, atuaram preventivamente, muito antes do transbordamento do rio. Ao todo, 12 famílias precisaram do suporte da gestão municipal para se abrigarem em local mais seguro, nove delas para uma pousada acionada pela Assistência Social de Aracaju, até que a situação volte à normalidade, e outras três famílias foram para residência de familiares. 

Alerta e acompanhamento

Em caso de situação de risco, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 199. 

Para realizar o cadastro e receber as mensagens de alerta da Defesa Civil basta enviar um mensagem SMS para o número 40199, indicando no campo do texto o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.

A Prefeitura de Aracaju também disponibiliza a plataforma ClimAju para acompanhamento, em tempo real, das condições meteorológicas, em todas as regiões da capital. O recurso, disponível no endereço instarain.com.br/climaju/, possibilita acesso à previsão do tempo, com atualizações diárias e imagens ao vivo de diversas regiões da cidade.

Fotos: Sergio Silva