A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, realizou, na manhã desta quarta-feira, 4, uma visita técnica ao Largo da Aparecida, no bairro Jabotiana, região historicamente afetada por alagamentos durante o período chuvoso. A ação preventiva da Prefeitura contou com atuação conjunta da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e da Defesa Civil Municipal.
Conhecida pela recorrência de alagamentos, a área é alvo de reivindicações antigas da população. Segundo a prefeita Emília, a gestão municipal tem adotado uma postura de cuidado antecipado, com intervenções rotineiras que buscam evitar que os problemas se agravem com a chegada das chuvas. As ações em andamento incluem limpeza e alargamento do canal, que ocorre pela primeira vez, permitindo maior vazão da água, desassoreamento na saída do rio, abertura e desobstrução de galerias cobertas, além de serviços de limpeza realizados pela Emurb. O objetivo é melhorar a drenagem da região e reduzir os riscos de alagamentos durante o período chuvoso.
Durante a visita, a prefeita destacou a importância do trabalho integrado entre os órgãos municipais. “Nosso trabalho é cuidar antes que o problema apareça. Aqui no Largo da Aparecida estamos atuando de forma preventiva, com várias secretarias e órgãos juntos, para proteger a população, reduzir riscos e garantir mais dignidade para quem vive nessa região”, afirmou Emília.
Além das intervenções no canal, a prefeita também realizou vistorias preventivas em equipamentos públicos da comunidade. Acompanhada pela Defesa Civil, Emília visitou a Unidade de Saúde da Família (USF) Madre Tereza de Calcutá, e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Largo da Aparecida, onde foram avaliadas possíveis questões estruturais, garantindo mais segurança para usuários e servidores.
O cuidado com o bairro também se estende ao entorno do Largo. A Emsurb executa serviços de limpeza da praça, pintura dos bancos, capinação, roçagem e paisagismo, reforçando o zelo com todo o espaço público. O presidente da Emsurb, Hugo Esoj, explica que, pela primeira vez, a região receberá o alargamento do canal, o que permitirá maior fluidez da água e contribuirá diretamente para a redução dos alagamentos.
“Estamos realizando limpeza de canais, desobstrução de bueiros e, pela primeira vez, o alargamento do canal aqui do Largo da Aparecida, o que vai melhorar significativamente o fluxo da água. Além disso, fazemos limpeza de meios-fios, capinação, roçagem e paisagismo. A cada 60 dias retornamos aos bairros, e agora estamos reforçando essa ação de forma integrada, junto à Emurb, Defesa Civil e demais órgãos, atendendo às demandas da comunidade”, destacou.
A coordenadora da Defesa Civil, Valéria Bispo, ressaltou que o trabalho é preventivo e contínuo, especialmente em áreas mais vulneráveis. “Estamos realizando a desobstrução de galerias e elementos de drenagem, além do desassoreamento e do alargamento do canal que fica ao fundo da comunidade. São ações antecipadas à quadra chuvosa e também periódicas, já que esta é uma região de planície rebaixada, historicamente suscetível a alagamentos. A Prefeitura não deixa de atuar junto às comunidades mais vulneráveis da capital”, afirmou.
Moradora da região, Maria da Conceição da Silva elogiou o trabalho da gestão municipal e destacou a importância das intervenções. “Doutora Emília é uma mulher de garra, uma mulher de palavra. O serviço que está sendo feito aqui era muito necessário. A gente sofre muito quando chove, principalmente nessas ruas mais baixas. Fico feliz em ver que estão cuidando do canal, da limpeza e também olhando para outros problemas da comunidade. É um trabalho que faz diferença na vida da gente”, relatou.
Há dez anos morando no Largo da Aparecida, Tawanne Silva também demonstrou esperança com as ações. “No ano passado, tivemos quatro enchentes aqui. A drenagem que está sendo feita no rio acredito que vai diminuir bastante esse problema. Espero que essas ações ajudem até que a obra definitiva seja realizada”, afirmou.
Foto: Victor Samuel




