A prefeita Emília Corrêa participou, nesta quinta-feira, 22, da Solenidade de Posse de 88 professores aprovados no Concurso do Magistério 2024. A cerimônia, realizada no auditório do Aquários Praia Hotel, contou com a presença de gestores da rede municipal de ensino, autoridades municipais e representantes da Secretaria Municipal da Educação (SEMED). O momento marcou oficialmente a integração dos novos servidores ao quadro efetivo da educação do município e reafirmou o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da educação pública e a valorização dos profissionais que constroem o futuro.
A posse dos professores faz parte do cronograma de chamamento dos aprovados no Concurso do Magistério 2024, conforme Edital de Convocação divulgado no dia 10 de janeiro de 2026. Das 88 vagas preenchidas, 78 são destinadas a pedagogos e 10 a professores de áreas específicas, distribuídas da seguinte forma: 1 vaga para Ciências, 6 para Educação Física, 2 para História e 1 para Ensino Religioso. Os novos docentes passam a contribuir diretamente para o fortalecimento da rede municipal de ensino, ampliando o acesso e qualificando ainda mais o processo educacional.
Durante a solenidade, a prefeita Emília Corrêa destacou a importância do momento para a cidade e educação pública. “Investir na educação é investir no futuro de Aracaju. A posse desses profissionais representa fruto de esforço de vocês, respeito à educação municipal, aos professores e às nossas crianças".
Em discurso, Edna Amorim, secretária municipal de Educação, destacou que chegada dos 88 professores representa um avanço concreto para a educação pública, além do marco histórico na gestão da prefeita Emília Corrêa. “Um concurso feito ainda em 2024, na gestão anterior, mas que logo assim que a prefeita assumiu se comprometeu em convocá-los. Hoje, logo no início de 2026, em números, já temos 70% dos profissionais convocados, sendo que o concurso foi feito com a previsão para dois anos. Essa posse representa mais que números; representa sonhos, dedicação e o fortalecimento da nossa rede de ensino, e reforça o compromisso da gestão com a valorização do magistério e com a melhoria contínua da qualidade do ensino na nossa rede municipal. Cada novo profissional que chega traz esperança, compromisso e a certeza de que estamos investindo no futuro das nossas crianças e jovens” comentou.
A professora de Pedagogia, Ângela Santos, classificou o momento como um dos mais emocionantes da sua vida. “Assumir esse cargo é acreditar todos os dias que a educação transforma vidas. Eu sou fruto dela e agora tenho a missão de contribuir para que outros sonhos também se realizem dentro da sala de aula. A educação tem o poder de mudar histórias. Ser professora da rede municipal é de uma responsabilidade indescritível. É a oportunidade de transformar a realidade dos nossos alunos por meio do conhecimento, pois aluno representa uma nova possibilidade de mudança e de futuro”, declarou.
Romildo Gomes, é um dos seis professores de Educação Física empossados e disse estar ansioso para iniciar os trabalhos. “Primeiramente, quero frisar que a educação física vai muito além do esporte. Ela contribui para o desenvolvimento físico, emocional e social dos alunos. Muitas pessoas resumem à educação física ao exercício. Não é bem assim. E, ser empossado hoje como professor da rede municipal é a realização de um sonho e, acima de tudo, um compromisso com a educação pública de qualidade. Até chegar aqui, na materialização, foram anos de estudo. Quero trabalhar para que cada estudante se sinta acolhido, motivado e capaz de transformar a própria realidade por meio da educação”, enfatizou.
Eliana Zélia, professora de pedagogia, disse saber da responsabilidade que a espera e a importância da pedagogia no âmbito da educação pública. “A pedagogia atua muito além da sala de aula: ela acolhe, orienta, observa, planeja e adapta o ensino às necessidades de cada criança, respeitando suas individualidades. Na educação pública, ela se amplia ainda mais, pois seu trabalho contribui diretamente para a redução das desigualdades sociais. Hoje começo essa missão com o coração cheio de gratidão, esperança e disposição para contribuir com uma educação pública cada vez mais humana e de qualidade. Sigo acreditando profundamente na educação como instrumento de transformação social, capaz de mudar realidades, abrir caminhos e gerar oportunidades”, pontuou.
Atualização às 11h29, com relação ao percentual dos concursados aprovados empossados.




