Nesta segunda-feira, 28, a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, participou de uma reunião com moradores do bairro Luzia, na zona Sul de Aracaju, que ocorreu em uma escola da região. Dentre os temas debatidos, foram sugeridos um cronograma de serviço de limpeza nas ruas, reformas nas praças da região, mudança de rota de vias e equipamentos de qualidade nos espaços públicos.
A prefeita Emília Corrêa frisa sempre que a gestão precisa ouvir as demandas da população. “A nossa gestão tem sido feita de escuta e vamos colocar em prática o que for levantado aqui. É importante ouvir e direcionar as ações para a necessidade que a população está apontando”, afirmou a prefeita, que também se colocou à disposição para ouvir as críticas construtivas. “Existe um planejamento estratégico nosso, inclusive, contando com a tecnologia, para a gente poder atuar em cada pedaço da cidade”, pontuou.
O vereador Lúcio Flávio, responsável por reunir os moradores da região para apresentar as demandas explicou que “é um projeto-piloto de visita aos bairros para que os cidadãos, representantes da comunidade, possam dialogar sobre as principais urgências da região. E, para quem mora em condomínio, os moradores levam essas demandas para os síndicos. Então, entendi que seria oportuna uma reunião para que eles pudessem trazer para a gestão municipal e também para o parlamento quais são as principais e verdadeiras demandas do bairro".
Junto aos moradores e síndicos de condomínios da região, os líderes das associações de moradores do bairro Luzia e do conjunto Novo Horizonte também marcaram presença. Antônio Milton Lima, presidente da Associação de Moradores do Luzia, aprovou a reunião. "Esse tipo de reunião é muito bom para os bairros, porque aproxima a comunidade da gestão. Trouxe demandas como reforma de praças, asfalto das ruas e cobertura de canais e estou saindo com soluções", disse.
Para Marlúcia Parada, presidente da Associação de Moradores do conjunto Novo Horizonte, "o conjunto estava muito jogado". Ela alegou que uma das principais praças há 25 anos não é reformada. "Agora temos a prefeita Emília, que dá máxima atenção para a gente e tem o vereador Lúcio Flávio, que foi no bairro nos informar", comemorou.
No encontro, os órgãos envolvidos firmaram o compromisso de fazer um mutirão a partir da próxima semana para atuar contra os problemas levantados. Uma nova reunião será marcada com os moradores do Luzia para discutir o grau de satisfação com as soluções apresentadas. A intenção é que, ao longo do ano, mais encontros aconteçam em outros bairros da capital sergipana, identificando as particularidades das necessidades de cada localização.
Além de fazer reivindicações, os cidadãos tiveram a oportunidade de entender o funcionamento dos órgãos públicos a partir do esclarecimento de dúvidas pelos representantes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e Guarda Municipal.