A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, visitou na manhã desta quarta-feira, 7, a obra da Orla do Rio Sergipe, localizada na região da Coroa do Meio. Acompanhada por secretários e pela equipe técnica responsável, a gestora conferiu o andamento dos serviços, que já superam 70% de execução e seguem dentro do cronograma.
Com 2,7 quilômetros de extensão, a obra conta com ciclovia e pista de corrida. O projeto tem como objetivo valorizar o espaço público, promovendo mais opções de esporte e lazer, além de impulsionar o turismo e a economia local. A nova orla vai transformar a área em um importante ponto de convivência para a população e em mais um atrativo turístico de Aracaju.

Iniciada em junho de 2024, a obra foi assumida pela gestão Emília Corrêa em janeiro de 2025. O projeto está dividido em duas etapas. A primeira com recursos de emenda parlamentar, por meio de convênio com a Caixa Econômica Federal. Já a segunda, embora prevista no planejamento original, não tinha financiamento assegurado. Coube à atual gestão garantir esses recursos, por meio da concessão da Deso, permitindo a continuidade dos trabalhos e a conclusão integral da obra.

Durante a visita, a prefeita Emília destacou a importância do projeto para a cidade. “Essa orla também é nossa, do povo de Aracaju e do sergipano. O turismo ganha muito com isso, porque a vista é linda. Aqui vai ter ciclovia, praça, estacionamento, espaço pet, parques infantis. Tudo isso é para a população e para o turista. O turismo é fundamental para a gente avançar e mostrar a beleza da nossa capital”, afirmou Emília.

Ao longo de 2025, a obra avançou de forma significativa. Já foram concluídas etapas importantes, como o enrocamento (proteção com pedras contra a erosão), a limpeza do terreno, todo o sistema de drenagem e a terraplanagem. Também já foi iniciada a pavimentação das vias no entorno da área.

Segundo o engenheiro fiscal responsável pela obra, Thiago Cabral, o projeto segue uma tendência moderna de urbanização. “Temos a pavimentação intertravada, que é uma tendência atual, além de toda a parte de contenção em pedra para proteção da área. A obra está bem avançada, passando de 70% de execução, com previsão de entrega ainda neste primeiro semestre do ano. Vai  ter ciclovia em toda a extensão da orla, praças com parques infantis, espaço pet, quiosques e um paisagismo bem completo, com mais de 900 mudas ao longo de toda a obra”, explicou.

Do ponto de vista econômico e turístico, o impacto também já é visível. O secretário municipal de Turismo, Fábio Andrade, ressaltou que a obra é uma das maiores intervenções urbanas recentes da capital. “É uma obra de grande porte, toda em piso intertravado, que traz desenvolvimento para Aracaju. Novos investimentos já estão chegando, novas áreas estão sendo valorizadas e o turismo avança. Esse espaço do Rio Sergipe antes não era aproveitado, agora vai se transformar em um novo cartão-postal da cidade”, destacou.

Fábio Andrade também reforçou o papel da gestão atual na continuidade do projeto. “Quando assumimos, a obra não tinha nem 20% executada. Parte do recurso veio de emenda federal, mas foi a gestão da prefeita Emília Corrêa que garantiu o restante dos recursos para que a obra não parasse e pudesse ser concluída. Hoje, é possível ver claramente o avanço e ainda temos muito a entregar para a população”, completou.