Os moradores do bairro Lamarão, na zona Norte de Aracaju, celebraram, nesta quarta-feira, 12, a entrega do mais novo espaço de lazer que promoverá a convivência social, a prática de atividades físicas e lúdicas na comunidade, e que, consequentemente, levará à melhoria da qualidade de vida das pessoas. No local, entre a avenida Paulo Figueiredo Barreto e a avenida Lamarão, o prefeito Edvaldo Nogueira inaugurou a obra de reurbanização da praça Frei Augusto de Santana, que conta com um novo parquinho para as crianças, reposição de bancos, mesas e outras intervenções urbanísticas. A reforma do espaço é fruto de um investimento superior a R$ 900 mil, com recursos do Tesouro Municipal.
“É uma alegria muito grande inaugurar essa praça que a comunidade tem muito apreço e história com ela. Aqui, a população utiliza este espaço diuturnamente. Ela foi reformada quando Marcelo Déda era prefeito e eu vice. A Frei Augusto de Santana congrega as pessoas que vivem no Lamarão, atrai as crianças para brincar, os jovens vêm até aqui curtir, conversar, namorar, tem espaço para jogar dama. Estou muito feliz de entregá-la, totalmente reestruturada, para os moradores dessa região. Este mês o bairro completa 50 anos e nada melhor do que um presente como esse. Agora, peço que cuidem da praça, que não deixem ela ser deteriorada com ação humana, pois é um bem de cada um dos moradores que vivem aqui e será utilizada pelas futuras gerações do bairro”, destacou Edvaldo.
A área de lazer, que contempla um espaço de 1.492 m², foi totalmente revitalizada com recuperação dos passeios e meios-fios em concreto, reposição de mesas e bancos, reestruturação do parque infantil, substituição dos equipamentos de ginástica ao ar livre, pintura, paisagismo, adequação às normas de acessibilidade e iluminação em LED. Além disso, a Prefeitura realizou também o serviço de reestruturação do muro de contenção existente no local e o Posto de Atendimento ao Cidadão da Polícia Militar, antes instalado nas dependências do espaço de convivência, foi erguido ao lado da praça.
O secretário de Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, detalhou o processo de recuperação da praça que estava há anos sem cumprir a função social na comunidade.
“Essa obra foi executada nos anos 2000 e ela tem um muro de contenção que cedeu. Já tinham cerca de 10 anos que ela não era utilizada, pois estava com a lateral comprometida. Essa demanda da população foi cobrada ao prefeito e atendida por ele, mas a recuperação desse local, apesar de ser uma praça pequena, encareceu a obra. A construção do muro de contenção consumiu, praticamente, metade do valor orçado para reforma. Esse é um dos nossos espaços de lazer que se integra com a igreja, com a área comunitária e é um local muito importante para a convivência e para o convívio das pessoas que vivem no Lamarão”, explicou.
Qualidade de vida
Quem se beneficia diretamente com a revitalização desse espaço importante para a cidade são todos os cidadãos aracajuanos, sobretudo aqueles que moram na região onde fica o equipamento público. Jamisson de Almeida reside no Lamarão há 32 anos e reconhece que a obra trouxe uma nova perspectiva para a qualidade de vida de todas as pessoas que vivem por ali.
“Aqui era abandonado, passava prefeito e entrava prefeito, mas ninguém via isso. Nosso prefeito de agora, Edvaldo, reconheceu a necessidade de fazer essa reforma. E acabou que ele fez não só a reforma da praça, mas também outras obras que estão pelo bairro. Aqui ficou excelente para as crianças brincarem, para a comunidade aproveitar e fazer caminhadas, fazer atividades físicas, ficou uma praça linda, muito bacana. Eu mesmo vou tirar bom proveito dela”, afirmou.
Além de proporcionar lazer para a comunidade, a mais nova praça Frei Augusto de Santana muda o aspecto urbanístico daquela região. Essa alteração traz resultados positivos para o comércio local, por exemplo, como especula a proprietária de um salão de beleza que fica em frente ao espaço, Raquel Nascimento.
“Essa obra aqui bem na frente do meu salão vai aumentar minha clientela, porque dá mais visibilidade para o meu estabelecimento. Eu amei demais! A estrutura está muito boa, com muito equipamento, muitos brinquedos para as crianças se divertirem. Meu filho mesmo já foi brincar e sempre vai, porque agora, na praça, contamos com esse espaço voltado para as nossas crianças. É uma obra que chegou para melhorar a vida da gente”, disse.