O MonitorAju, serviço de monitoramento a pacientes suspeitos e confirmados de covid-19, ofertado pela Prefeitura de Aracaju, passou a disponibilizar atendimento eletrônico aos usuários. Antes, o monitoramento do quadro clínico era feito somente por profissionais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
Com a mudança, o atendimento robotizado foi agregado ao serviço, ampliando o alcance do monitoramento, como explica explica o técnico da Diretoria de Inteligência da SMS, Maycon Souza Santana. “O robô vai ligar para o usuário, como um profissional humano ligaria, e vai dar continuidade ao monitoramento. De acordo com a necessidade, o usuário será encaminhado para atendimento humano de novo”, esclarece.
De acordo com Maycon, com essa alteração, o serviço acaba sendo otimizado. “Conseguimos mais agilidade no atendimento, porque é possível responder de forma mais rápida e objetiva à demanda. Além disso, todos os usuários terão monitoramento diário, sem necessidade de aguardar somente a ligação humana”, destaca.
O serviço funciona da seguinte maneira: o usuário recebe o primeiro atendimento, que é o da confirmação do resultado do teste, através de um profissional. A partir daí, um robô dá continuidade ao acompanhamento. “No primeiro contato eletrônico, ele pergunta se é determinada pessoa quem está falando; se a resposta for positiva, ele inicia o monitoramento, com perguntas sobre a evolução dos sintomas”, afirma.
Maycon ressalta que, a qualquer momento da ligação, o usuário pode voltar ao início do atendimento, se houver alguma dificuldade de compreensão. Passados os dias de isolamento e acompanhamento, um profissional da Secretaria entra em contato para encerrar o monitoramento, caso o usuário já esteja assintomático.
No decorrer desse período, se houver piora do quadro, o atendimento eletrônico é interrompido e um profissional passa a fazer o acompanhamento do quadro. “Esses sintomas podem ser febre, desconforto respiratório ou sensação de desmaio, por exemplo, principalmente em se tratando de pacientes do grupo de risco”, enfatiza o diretor.
Com o atendimento eletrônico, também é possível adiar o monitoramento. “Se a pessoa não puder falar e quiser responder em outra hora, ela pode. O atendimento eletrônico vai retornar e fazer as perguntas no horário desejado”, explica. A modalidade, segundo Maycon, será importante nesse novo momento da pandemia.
“O serviço foi pensado para, justamente, tentar atender a todos diariamente. E, nesse momento, é importante atingir o maior número possível de pessoas, ampliando, também, a disponibilidade da ferramenta”, reforça. Atualmente, o MonitorAju conta com uma equipe de 30 pessoas, que divide-se nos turnos da manhã e da tarde.
A equipe realiza cerca de 1.000 ligações por dia. Com o atendimento robotizado, o número de ligações chega a quase o dobro. “Estamos conseguindo realizar cerca de 1.900 ligações por dia”, revela Maycon. O MonitorAju já atendeu mais de 80 mil pessoas e funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h, e aos sábados das 8h às 14h.
Fonte: PMA