A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), certificou, nesta quarta-feira, 19, cerca de 80 jovens entre 16 e 24 anos, que participaram da segunda turma do Projeto Empresa Protagonista. A iniciativa amplia as oportunidades de ingresso no mercado de trabalho para quem busca o primeiro emprego, por meio de qualificação e encaminhamento às empresas parceiras.

Durante dois dias de atividades, divididas em turmas da manhã e da tarde, no auditório da Superintendência Regional do Trabalho em Sergipe, os participantes passaram por oficinas de Habilidades Socioemocionais, Ética Profissional e Atendimento ao Cliente, conhecimentos essenciais para quem está iniciando a vida profissional.

Formação

A presidente da Fundat, Melissa Rollemberg, destacou a relevância social do projeto e o impacto de ver tantos jovens engajados. “A Empresa Protagonista vem justamente para essa oportunidade tão esperada. A primeira oportunidade no mundo do trabalho. E hoje, me deparo com esses jovens, meninos e meninas de 16 a 24 anos, participando, ouvindo, interagindo… aquece o nosso coração por saber que estamos no caminho certo”, afirmou.

Melissa reforçou ainda que a fundação seguirá acompanhando os jovens encaminhados ao mercado.
“Estamos muito focados nesse acompanhamento… com nossa equipe multifuncional, psicóloga, assistente social. A gente acredita que é um processo que está dando certo.”

Capacitação

A diretora de Formação Profissional da Fundat, Ana Rita, ministrante dos módulos de Ética Profissional e Atendimento ao Cliente, avaliou positivamente o envolvimento das turmas. 

“A receptividade foi muito boa. Eu digo até excelente a participação deles. O objetivo da Fundat, da Prefeitura Municipal de Aracaju, é que eles se qualifiquem e estejam prontos para ir ao mercado de trabalho em condições de atender bem o cliente”, ressaltou. 

Ela também destacou que a fundação segue ofertando diversas qualificações ao longo de novembro e dezembro, com cursos presenciais, oficinas on-line e ações do Qualifica Aju. “Nós temos diversas qualificações e convidamos todas as pessoas a se qualificarem”

Habilidades Socioemocionais

Responsável por esse módulo, a instrutora Ana Lúcia Di Blasi, consultora técnica da Dirfop, explicou que o principal ganho foi o espaço de reflexão criado durante a formação.
 
Ela explicou que a oficina ajudou os jovens a compreender como as emoções influenciam o desempenho profissional. “A emoção pode prejudicar como também ser positivo no trabalho. Muitas vezes, os jovens não se preocupam com a questão emocional. Por isso, mostramos que eles podem reconhecer no outro, nos adultos que estarão no entorno, as situações que não são deles, e aí se proteger e seguir dentro do seu plano de trabalhar e crescer.”

Aprendizados

A estudante Evelyn Sarmento, 20, acredita que o curso ofereceu novos aprendizados em pouco tempo.
“Gostei muito das aulas. Algumas coisas eu já sabia porque já tinha feito o curso de quatro horas da Fundat sobre atendimento ao cliente, mas sempre é bom aprender um pouco mais”, declarou, informando que entende melhor a importância de ter paciência com os clientes.

Em busca do primeiro emprego, Artur Muniz, 16, compartilhou da mesma perspectiva que Evelyn. “Eu gostei de ouvir as explicações e aprendi que preciso ter paciência com os clientes que eu poderei atender. Saio deste curso um profissional mais consciente”.

A jovem Amanda Oliveira, 19, relatou que o curso fortaleceu sua autoestima e capacidade de comunicação. “Sou um pouco tímida, mas reconheço que preciso ser mais comunicativa e lidar melhor com os diferentes perfis de pessoas”, salientou.

Empresa Protagonista

A primeira turma do projeto foi iniciada em março, certificando mais de 70 jovens. A proposta é firmar compromissos mútuos entre a Fundat e as empresas parceiras. Cabe às empresas disponibilizar vagas para jovens de 16 a 24 anos, oferecer acompanhamento por tutores e garantir a permanência desses contratados por, no mínimo, seis meses.

À Fundat, por sua vez, compete realizar a capacitação, mentoria, seleção dos participantes e o monitoramento de todo o processo.

As empresas que cumprem todas essas etapas recebem o Selo Empresa Protagonista, uma certificação que reconhece o compromisso social com a formação e inclusão de novos profissionais no mercado.