Teve início nesta terça-feira, 27, na sede da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), o cadastramento dos vendedores interessados em comercializar no Bloco Galo, realizado no conjunto Augusto Franco, e no tradicional carnaval Rasgadinho, que acontecerá no mês de fevereiro. As inscrições para comercialização seguem até esta quarta-feira, dia 28, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Diretoria de Espaços Públicos e Abastecimento (Direpa), situada na rua Dom Pedro II, nº 135, bairro Ponto Novo.

Desta vez, o edital traz uma novidade: os cadastrados que apresentarem interesse garantem participação em sorteios de vagas para comercializar nos eventos realizados pela Direpa nos próximos meses de fevereiro, março e abril.

Para inscrição, os interessados devem apresentar documentos oficiais originais com foto, comprovante de residência de Aracaju em nome do inscrito, emitido até 60 dias, certificado do curso de Manipulação de Alimentos, emitido por instituição oficial em nome do candidato, contendo a data de emissão e validade de até dois anos. Para os inscritos nas categorias towner e food truck, a validação das inscrições será realizada após verificação visual dos veículos no dia 30 de janeiro, às 10h, na sede da Emsurb, munido da documentação do veículo e inscrição.

O edital disponibiliza 53 vagas divididas nas categorias: caixa térmica/bebidas (40), alimentos e bebidas (8) e drinks (5) no Bloco Galo do Augusto Franco que acontecerá no dia 7 de fevereiro, a partir das 16h. Já para o Rasgadinho são 70 vagas distribuídas nas categorias: (30) caixa térmica, (16) alimentos e bebidas, (12) drinks, (6) towner e (6) food truck. O Rasgadinho 2026 acontecerá entre os dias 13 e 17 de fevereiro.

O sorteio das vagas será no dia 2 de fevereiro de 2026, às 10h, na sede da Emsurb e contará com a presença da equipe técnica da Direpa para esclarecer quaisquer dúvidas.

O diretor da Direpa, Bertulino Menezes, conta a importância do cadastramento que visa à democratização do acesso. “Este cadastramento visa democratizar o acesso à comercialização em eventos, proporcionando oportunidades a todos os ambulantes, incluindo os que operam com food trucks. Os interessados devem se cadastrar para participar de um sorteio. Os selecionados poderão comercializar seus produtos no evento Rasgadinho e na festa do Galo”, disse.

A comerciante de alimentos, Juliana Bezerra, falou que possui uma barraca de espetinhos no bairro Aeroporto e, com queda nas vendas, compareceu à Emsurb para realizar sua inscrição. “Eu trabalho no ramo de espetinho, bebidas e, para mim, essa é uma oportunidade excelente. Com a queda nas vendas, soube deste edital e vim garantir minha vaga e, se sorteada, quem sabe ampliar meu negócio e alavancar as vendas”, explicou.

Animada, Ângela Maria Santos disse que pretende vender na categoria de caixa térmica. “Comecei vendendo pela primeira vez no pré-caju e gostei. Desejo ser novamente sorteada e manter essa nova fonte de renda, pois ela gera empregos e traz recursos para nossas famílias. Sou muito grata e continuarei trabalhando. Porque essa renda adicional me permite honrar meus compromissos financeiros, algo que era difícil com apenas uma fonte de receita. Comecei a trabalhar com satisfação, pois, apesar das dificuldades, estou conseguindo pagar minhas contas, e isso me traz felicidade”, pontuou.

Sônia Maria de Oliveira Santana é a mais nova empreendedora da cidade. Cadastrada para concorrer a uma das vagas de alimentos e bebidas. Em conversa com a equipe, ela falou que saiu do trabalho de carteira assinada e decidiu empreender. “Eu saí do meu emprego porque estava precisando de novos ares e estou investindo em equipamentos e mercadorias para vender meus espetinhos, bebidas e lanches. Transformando minha vida e empreendendo. Com essa oportunidade, vou acrescentar uma experiência a mais em meus trabalhos”, falou.