Nesta quarta-feira, 1º, a movimentação de equipes operacionais da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), para a instalação da quarta ecobarreira da capital sergipana, chamou a atenção de Carlos Duarte, residente de um condomínio localizado bem ao lado do canal do conjunto Médici, no bairro Luzia.
 
Já conhecendo como funciona o equipamento, o aposentado acredita que além de otimizar a limpeza, o dispositivo ajudará na diminuição de animais peçonhentos que, segundo ele, são um dos principais transtornos causados pelo descarte inapropriado na região. 

“Todo esse lixo junta mosquito, barata e rato, que pelo dia a gente não vê tanto, mas a noite acabam aparecendo. Então, este trabalho da Prefeitura de Aracaju está sendo muito bem recebido, porque vem para melhorar a limpeza do canal e, com isso, trazer mais saúde pra gente. Estão de parabéns”, relata. 

As ações parabenizadas por Carlos fazem parte de um planejamento estabelecido pelo executivo municipal, o qual contempla, desde dezembro passado, a fixação de ecobarreiras em canais que cortam diversas regiões do município. Além do Médici, recebem o dispositivo, nesta quarta-feira, trechos dos canais situados na região do Tramandaí e da travessa Iracema, nos bairros Jardins e Japãozinho, respectivamente.   

As ecobarreiras representam uma opção ecologicamente correta para substituir as atuais telas de contenção, e são utilizadas pela empresa municipal para a limpeza de canais revestidos. Até o momento, a cidade já conta com seis ecobarreiras instaladas.

Conforme ressalta o presidente da Emsurb, Bruno Moraes, a ecobarreira tem feito toda a diferença na retenção de resíduos, que se não removidos da forma mais eficaz possível, geram toda uma cadeia de problemas que começam pela obstrução das galerias.
 
“Por este motivo, a administração municipal segue investindo na disposição destes equipamentos que, lembrando, têm um baixo custo em sua fabricação e utilizam materiais recicláveis em sua composição”, frisa o gestor.

Ecobarreiras em funcionamento
Além dos bairros contemplados nesta quarta-feira, Aracaju já conta com ecobarreiras instaladas nos canais das avenidas José Conrado de Araújo (Industrial), Salatiel Santana (Olaria) e Anísio Azevedo (13 de Julho), que recebeu o projeto piloto. 

Próximas instalações
De acordo com o esquema montado pela Diretoria de Operações (Dirop) da Emsurb, até a próxima sexta-feira, 3, as ecobarreiras devem chegar até os canais que passam por regiões do conjunto Almirante Tamandaré (Santos Dumont) e da avenida Airton Teles (Santo Antônio).

Foto: Ascom | Emsurb