Os moradores da comunidade Nova Olaria, no bairro Olaria, celebraram com entusiasmo o início das obras de infraestrutura da localidade. O projeto, cuja execução foi autorizada pelo prefeito Edvaldo Nogueira no fim de maio, levará à comunidade saneamento básico e, com isso, dignidade e qualidade de vida.
“Para mim vai ser ótimo porque ao lado da minha casa passa muito esgoto. Como as ruas são estreitas, quando algum carro passa, também leva sujeira para as calçadas. Essa obra é algo que a gente já sonha há muito tempo, e agora chegou o momento. Eu estive na reunião em que o prefeito apresentou o projeto e eu achei que está muito bom, que vai melhorar bastante para todo mundo. Vai ser uma mudança em nossas vidas”, reconhece a autônoma Maria do Carmo Barbosa, que mora no local há mais de dez anos.
Assim como ela, a dona de casa Geane Ferreira Santos, também moradora da comunidade, conta que, quando chove, "fica com os pés cheios de lama", e no verão, relembra, "as casas ficam cheias de poeira". "Às vezes temos água, e às vezes não. Eu vi o projeto e achei uma maravilha. Nós pedimos algumas mudanças e o prefeito aceitou. Todos ficaram satisfeitos. Acredito que com as obras, nossa vida será muito melhor, porque nós não tínhamos saneamento e agora vamos ter”, destaca.
A merendeira Vera Lúcia da Silva mora no Nova Olaria há sete anos e já consegue visualizar como a sua vida vai melhorar após a conclusão da obra de urbanização da comunidade. “Aqui é um lugar que não tem nada de estrutura, é muito ruim. Quando eu soube que a Prefeitura fará essa grande obra de reforma aqui no bairro, a minha reação foi de alegria, porque já são sete anos morando aqui, em meio a muita lama. Vai ser bom, espero que tenha tudo o que a gente está realmente precisando. Eu gostei muito do projeto”, afirma.
Opinião semelhante à do pedreiro aposentado Jorge da Silva Ferreira, que há dez anos reside na comunidade. “Tudo chega na hora certa. O prefeito está de parabéns, mais uma vez cumprindo o que prometeu. Fez a reunião com os moradores, mostrou o projeto, e agora vai fazer. Agora é esperar uma nova vida, um novo calçamento para os moradores. O prefeito não vai deixar ninguém na rua”, diz.
Urbanização do Nova Olaria
Mais de 600 famílias serão beneficiadas por esse investimento realizado pela Prefeitura de Aracaju, com recursos do Programa Pró-Moradia, do Governo Federal, no montante de R$ 86 milhões, que contempla tanto a urbanização da comunidade como a construção de 198 residências no local, o que irá transformar totalmente a paisagem urbana da região.
Secretário de Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari explica que o projeto inicial foi modificado, a pedido da comunidade, de modo a "manter a estrutura viária que já existe". "Apenas em alguns locais, como o que fica abaixo da linha de transmissão, que precisaremos mudar, por questão de segurança", salienta.
"Refizemos o projeto, conversamos com o Ministério das Cidades, apresentamos a nova visão e ele foi aprovado. Mas isso fez com que o início da obra fosse atrasado em mais ou menos um ano e meio. Essa primeira parte da obra consiste em infraestrutura, fornecimento de água, rede esgoto, pavimentação e melhoria das ruas. Em seguida, será licitada a construção de 198 casas. A obra será executada em duas etapas, a primeira vindo do Bugio em direção a comunidade do Nova Olaria e em seguida, da parte da linha de transmissão em sentido à BR-235”, detalha o secretário.