A obra de duplicação da ponte Godofredo Diniz, executada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), segue em ritmo avançado. Na noite desta sexta-feira, 6, foi feita a retirada dos tapumes que ocupavam parte da avenida Beira Mar, garantindo a liberação da via e retomando a fluidez do trânsito no local.

A obra entrou na segunda fase de execução no dia 17 de novembro de 2025, quando intervenções de trânsito foram necessárias no local . A previsão de conclusão desta etapa era de 120 dias. No entanto, de maneira celere, a Prefeitura executou as ações, sendo possível a retirada dos tapumes da avenida cerca de 30 dias antes do previsto.

A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, que esteve presente na ação de retirada dos tapumes, reforça o olhar da gestão em garantir o andamento célere de obras dessa magnitude, para que sejam entregues à população dentro do prazo estimado.

“Em novembro nós explicamos para a população sobre a importância dessa obra e o porquê dos tapumes na pista. Agora, superando as expectativas, estamos retirando, liberando a terceira via e cumprindo o nosso papel executor como gestão. Essa obra é um reflexo do nosso jeito de trabalhar, que é batendo metas antes do prazo e entregando o que o povo merece”, ressaltou.

O trecho liberado recebeu camada asfáltica provisória que passará por correções na etapa final da obra. As frentes de trabalho agora se concentram na terraplanagem para a construção do novo calçadão, que será completamente refeito, além do avanço das intervenções estruturais da ponte.

Com a liberação da pista, os tapumes foram realocados para a área do calçadão, posicionados sobre a calçada existente, no alinhamento do meio-fio, sem necessidade de novas intervenções ou alterações no trânsito, garantindo a continuidade dos serviços e a segurança dos usuários da via. O local voltará a ser interditado apenas para a aplicação da última camada de asfalto, ao final da execução das ações nesta etapa da obra.

Sobre a obra

Localizada nas imediações do Shopping RioMar, no bairro Coroa do Meio, a ponte Godofredo Diniz é um dos principais eixos de ligação entre os bairros de Aracaju, conectando as avenidas Delmiro Gouveia e Beira-Mar, por onde circulam milhares de veículos diariamente, especialmente nos horários de pico. Está nova etapa da obra, que iniciou em novembro de 2025, visa melhorar a mobilidade urbana da capital.

Esta fase consiste na ampliação da Ponte Godofredo Diniz, com a expansão da pista de rolamento, que passa de duas para três faixas em um dos sentidos, estendendo-se até as proximidades do Canal do Tramandaí. Além disso, foi implementada drenagem em todo o percurso até o calçadão, que será fundamental para evitar o acúmulo de água na pista e garantir maior durabilidade da estrutura.

Para isso, estão sendo executados dispositivos de drenagem que passam sob o calçadão, com bocas de lobo responsáveis pela coleta das águas pluviais e tubulações direcionadas ao mangue. Ao longo de toda a ampliação, está prevista a execução de estruturas de contenção, como o muro de gabião (Terramesh), com cerca de um metro de largura, que assegura a estabilidade do aterro e a proteção das encostas.

Na parte estrutural, a nova ponte está sendo executada a partir de dois blocos de fundação que estão em execução, sendo que o primeiro já se encontra praticamente concluído, o que permitirá que a nova ponte comece a ficar visível para quem trafega pelo local em breve.

A obra contempla, ainda, a execução de novos passeios e ciclovias, além de melhorias na iluminação pública, ampliando as condições de segurança e conforto para todos os usuários. O investimento é realizado com recursos próprios do município e a previsão de conclusão é para dezembro de 2026