Nos últimos dias, a Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), reforçou os trabalhos de limpeza e desobstrução dos bueiros que integram a rede de drenagem da capital. A ação preventiva se dá mediante o alerta de maré alta emitido pela Defesa Civil do município.

Nesta terça-feira, 17, por exemplo, as equipes estiveram concentradas em áreas mais vulneráveis como as avenidas Acrísio Cruz e Anízio Azevedo, no Salgado Filho, proximidades da Praça da Imprensa e bairro 13 de Julho, nas quais alterações pontuais no nível da maré também podem resultar numa sobrecarga nas galerias e canais que compõem a rede. Deste modo, a atuação dos agentes assegura a retirada de resíduos lançados indevidamente nas vias e o excesso de lama.

“Nos antecipamos na intenção de reduzir os possíveis impactos aos moradores e comerciantes dessas regiões habitualmente afetadas, como o bairro 13 de Julho. Esse trabalho permite um escoamento mais ágil das águas e ameniza os pontos de retenção”, explicou o diretor de Operações, Lauro Maia.

Ainda neste âmbito, o diretor acrescenta que a empresa municipal destina rotineiramente uma equipe para o procedimento, porém durante os eventos adversos, como maré alta e chuvas, esse número pode chegar até três. “Além disso, nos mutirões de limpeza que integram o cronograma operacional, os agentes são orientados a verificar o nível de obstrução dos bueiros e canaletas no intuito de impedir que os mesmos cheguem a um estado de transbordamento”, finalizou.

Foto: Matheus Varjão