O Ministério Público de Sergipe, por meio da Escola Superior e da Coordenadoria de Igualdade Étnico-Racial (Copier), as secretarias municipais de Educação de Aracaju, de Nossa Senhora do Socorro e de São Cristóvão, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) e o Núcleo de Estudos e Pesquisas Afrobrasileiros e Indígenas da Universidade Federal de Sergipe (NEABI/UFS) promoverão, no dia 29 de novembro, das 8h às 12h, no auditório da sede do MPSE, o 5º Encontro do Projeto Ilé-Iwé* – termo Iorubá, língua de origem africana, que significa “escola”.
O Projeto foi idealizado pela Secretaria Municipal de Aracaju (Semed), através das Coordenadorias de Arte-Educação (Coarte) e de Políticas Educacionais para a Diversidade (Coped) do Departamento de Educação Básica (DEB), com o intuito de ofertar formação continuada de coordenadores pedagógicos e professores atuantes nas escolas.
Na oportunidade serão comemorados os 30 anos da Lei Caó (7.716/89), de Combate ao Racismo, e o Dia da Consciência Negra.
Momentos Ilé Iwé. O projeto Ilé Iwé foi pensando em cinco momentos distintos: o primeiro foi o “Xirê, o segundo “Quilombo”, o terceiro “Ipadé”, o quarto “Ibewo” e o quinto será o “Amaloju”. As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do site da Escola Superior, no www.esmp.mpse.mp.br.
Fonte: Ministério Público Estadual