A radiologia avançou e hoje é a grande responsável por diagnósticos de qualidade. Nesta sexta-feira, 8 , é comemorado o dia do Radiologista e do Técnico em Radiologia e, nesse sentido, o referência técnica em Radiologia da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), Marcos Antônio Ferreira Silva, lembra que com as inovações tecnológicas, a descoberta de diagnósticos precoces e viabilização de cura se torna acessível e mais rápida para os recém-nascidos no caso específico da maternidade.
“A equipe da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes é formada por 12 profissionais técnicos em radiologia. São eles os homenageados de hoje, pelo Dia Nacional do Técnico em Radiologia”, explicou Marcos Antônio. Ele relatou que a radiologia está em constante evolução e a cada ano surgem equipamentos e métodos capazes de tornar os diagnósticos mais precisos permitindo que os pacientes tenham acesso a um tratamento de qualidade.
“Na atualidade temos a radiologia digital, os novos tomógrafos e a tecnologia de ponta dos aparelhos de ressonância. Nesse sentido, os profissionais devem estar atentos a todas as novidades e tendências, buscando na atualização continuada uma forma de aprimorar os conhecimentos e se manter em sintonia com a evolução da radiologia”, disse o profissional da MNSL. Ele explicou que as áreas de atividade de um profissional da área hoje abrangem o raio X convencional, raio X contrastado, tomografia computadorizada, mamografia, dessimetria óssea, radiologia odontológica, medicina nuclear e radiologia industrial.
Especifico
“O serviço específico realizado na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes é o raio X realizado nos recém-nascidos. Atendemos a UTIN (Box I, II e III), os pacientes da Unidade Intermediária (UI), fazemos exames na ala verde, azul e Rosa. “Os exames são feitos com raio convencional no leito e alguns com raio X contrastado. Através de um aparelho portátil, realizamos o deslocamento do aparelho até onde a criança estiver”, disse Marcos.
O Técnico Radiologista, Antônio Carlos Almeida Oliveira, observou que o médico radiologista é quem lauda os exames realizados pelos técnicos de radiologia. “Nossa atuação na unidade se refere a realizar os exames na alas, com raio X de tórax nas mães e o de clavícula, abdômen, crânio, inverto grama e outros, quando solicitados pelo médico. Realizamos em média 20 exames por dia , que no mês totaliza até 700 exames por mês”, esclareceu o técnico.
O técnico Osmar de Oliveira Reis explicou que a realização de um raio X dura de três a cinco minutos. “Usamos avental, temos todo equipamento de segurança, protetor de tireoide, pombífero, biombo e colimador (para deixar somente o espaço que vai ser radiografado). Essa profissão é gratificante. Há nove anos realizo essa função”, disse Osmar.
SES