O secretário da Defesa Social e da Cidadania de Aracaju, André David, fez um alerta sobre um golpe que vem sendo aplicado na capital, envolvendo bebidas adulteradas. Segundo ele, criminosos abordam pessoas em locais públicos, como o Centro da cidade e agências bancárias, pedindo algum tipo de orientação. Após a interação, como forma de agradecimento, oferecem uma bebida que contém substâncias que causam mal-estar e sonolência.
As vítimas, ao ingerirem o líquido, perdem a consciência e têm seus pertences furtados. De acordo com o secretário, os alvos preferenciais dos criminosos são idosos e pessoas em situação de maior vulnerabilidade.
“Alertamos a população para não aceitar qualquer tipo de bebida ou substância oferecida por estranhos. Esse é um golpe que tem sido aplicado com frequência”, enfatizou André David.
Uma das vítimas, após registrar o boletim de ocorrência, procurou atendimento médico, onde exames confirmaram a presença da substância responsável pelo mal-estar. O secretário reforçou que a Guarda Municipal de Aracaju está atenta, realizando abordagens e efetuando prisões em flagrante em diversos pontos da cidade.
“A população pode acionar a Guarda Municipal pelo telefone 153. Assim que a denúncia for registrada, uma equipe será enviada ao local da ocorrência. Temos realizado operações em áreas estratégicas, como praças, na Orla da Atalaia, no bairro Industrial e na Rodoviária Nova”, destacou.
Ainda segundo André David, reuniões periódicas são realizadas para definir estratégias de combate à criminalidade, seguindo as diretrizes da prefeita Emília Corrêa.
Por Jairo Júnior