Desde o dia 11 de abril, Sergipe está recebendo o CBI – Troféu Brasil Loterias Caixa de Ginástica Artística, no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira. O evento é realizado pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), com o apoio do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer.
A fase classificatória do salto sobre o cavalo, paralela assimétrica, solo, cavalo com alças e argolas começou nesta quinta-feira, dia 13, com entrada gratuita no ginásio. Estudantes das escolas estaduais tiveram a oportunidade de assistir à competição e conhecer os atletas.
A estudante Yasmin Anjos, 14 anos, da Escola Estadual Professor Benedito de Oliveira, foi uma delas e aprovou a experiência. “É a primeira vez que eu assisto a um campeonato brasileiro e eu estou achando incrível essa experiência. É uma coisa nova, que eu nunca tinha visto antes, apesar de já ter praticado ginástica quando tinha 8 anos”, disse.
A atleta Flávia Saraiva se apresentou nesta quinta e comemorou o resultado da sua primeira apresentação desde a cirurgia. “É a minha primeira competição do ano, a primeira competição no Brasil e poder estar de volta no cenário competitivo tem sido muito importante para mim e para todos os atletas. Eu estou muito ansiosa para poder voltar a representar a seleção brasileira novamente e eu fiquei muito feliz com a minha apresentação aqui no Troféu Brasil de Ginástica, obviamente, a gente atleta sempre se cobra muito, mas eu estou aqui de volta para mostrar para as pessoas que a Flávia está de volta, que ela não desistiu e essa cirurgia não me atrapalhou, ela só me fortaleceu”, afirmou.
Nos próximos dias, os atletas que estão participando do Troféu Brasil de Ginástica também participarão das competições de trave, solo, salto, paralela e barra-fixa. No sábado, 15, e domingo, 16, acontecerão as finais de cada aparelho e na entrada será doado 1kg de alimento não-perecível.
A secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, destacou a importância da realização do evento nacional de ginástica em Sergipe. “Nós sediamos a Confederação Brasileira de Ginástica e agora estamos sediando o primeiro grande evento do ano realizado pela entidade. É uma honra ser tão importante para a ginástica artística no Brasil e poder realizar um evento desse porte no nosso estado. Um evento que nos coloca no cenário nacional do esporte e que movimenta Sergipe, nossa economia e a rede hoteleira”, afirma.
O diretor-geral da Confederação da Brasileira de Ginástica (CBG), Ricardo Resende, falou sobre a expectativa de público para o evento. “Estamos reunindo campeões olímpicos e mundiais aqui em Aracaju, que também é sede da nossa Confederação, estamos com os principais atletas nacionais da modalidade e eu não tenho dúvida que o público vai prestigiar esse grande evento”, disse o diretor-geral.
O Troféu Brasil de Ginástica Artística reúne 150 atletas de grandes clubes brasileiros em Sergipe. Até domingo, as competições terão a participação de medalhistas, como Arthur Zanetti, Jade Barbosa e Arthur Nory, além de finalistas olímpicos, como Flávia Saraiva, Caio Souza, Diogo Soares, Francisco Barreto e Lorrane dos Santos.