Nos dias 22 e 23 de outubro, no Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), acontece o treinamento referente ao Processo Judicial Eletrônico (PJe) para servidores de diversas Zonas Eleitorais (ZEs) (3ª, 4ª, 5ª, 8ª, 9ª, 11ª, 12ª, 13ª, 16ª, 18ª, 19ª, 21ª, 22ª, 24ª, 26ª, 28ª, 30ª, 31ª) e paraum representante do Ministério Público Eleitoral das ZEs.
O curso é ministrado porCamila Brasil, servidora da Corregedoria (CRE) e presidente do Grupo de Trabalho do PJe Primeiro Grau, com apoio de Luciano Santiago e Juliana Leite da 29ª ZE e 17ª ZE, respectivamente, que foram designados como polistas, vão dar o feedbackcom a corregedoria às ZEs.
De acordo com Camila, a implementação do PJe foi determinada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e é uma das prioridades da administração do Des. José dos Anjos.A partir do dia 26 de novembro, será implementado em todas asZEs de Sergipe.O PJe é importante por virtualizar todos os processos. Atualmente, todos os processos judiciais são físicos nas Zonas Eleitorais.
Camila ressaltou a celeridade em relação aos processos, como também se referiu à economia de materiais. “Inicialmente, será tudo virtualizado, assim, nos órgãos da Justiça Eleitoral, não mais haverá impressão de processos. Há um grande benefício, pois os profissionais servidores da área eleitoral poderão atuar no processo onde estiverem”, disse.
TRE