Descentralizando o acesso a direitos fundamentais, o Tamo Junto Aracaju tem se firmado como uma importante ferramenta de cidadania. Em sua quinta edição, o projeto chegou ao bairro Santa Maria, no último sábado, 24, com a oferta de mais de 100 serviços gratuitos na Escola Municipal Jornalista João Oliva Alves.
O Tamo Junto reúne a estrutura da gestão municipal em um único espaço para atender a população diretamente nos bairros, oferecendo atendimentos nas áreas de saúde, assistência social, cidadania, meio ambiente, esporte, cultura, empreendedorismo e empregabilidade. Antes do Santa Maria, a iniciativa já passou pelos bairros Lamarão, Industrial, José Conrado de Araújo e Olaria.
Somente na área da Saúde, o balanço final registrou a marca de 1.386 atendimentos, promovendo prevenção e cuidado imediato. Entre os destaques, o programa "Novo Olhar" realizou 81 atendimentos oftalmológicos. Entre exames e consultas, foram contabilizados 57 eletrocardiogramas e 53 atendimentos em saúde bucal. As especialidades de dermatologia e endocrinologia somaram 26 e 24 consultas, respectivamente, enquanto a cardiologia assistiu 14 pacientes. O atendimento médico geral garantiu 30 assistências voltadas ao público adulto e 23 para o público infantil.
De acordo com a secretária municipal da Saúde, Débora Leite, a ação é planejada a partir das demandas identificadas junto à população. “Esta é a quinta edição do Tamo Junto e a primeira de 2026. A cada realização, aprimoramos o formato e ampliamos a compreensão das reais necessidades da comunidade”, afirmou. Segundo a gestora, nesta edição a Secretaria Municipal da Saúde levou o Núcleo de Regulação (Nucar) para resolver, no próprio local, pendências relacionadas a exames e consultas. “Somadas as edições anteriores, já alcançamos quase cinco mil atendimentos. A expectativa é manter e consolidar esse alcance ao longo de 2026”, destacou.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) também teve atuação expressiva, com a doação de 200 mudas de plantas e a microchipagem de 18 animais, além do cadastro para futuras castrações. Com foco na proteção e orientação feminina, a Secretaria Municipal do Respeito às Políticas para as Mulheres (SerMulher) distribuiu materiais informativos da campanha “Não é não” e de ferramenta pedagógica para identificar sinais de abuso.
A Polícia Municipal de Aracaju, que integra a Secretaria Municipal da Segurança e da Cidadania (SSM/Aju), registrou 10 atendimentos, por meio da Patrulha Maria da Penha. Já a Coordenadoria Executiva de Enfrentamento e Combate à Violência contra à Mulher (Coevim) dialogou com uma média de 170 pessoas sobre a violência contra a mulher e realizou 6 atendimentos para orientação jurídica e social.
A Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas) garantiu agilidade em processos essenciais, registrando 34 novos cadastros no Cadastro Único, 34 solicitações de Auxílio Moradia e 17 atendimentos voltados à emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).
Já a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) realizou 13 perícias para o Passe Livre e emitiu credenciais de estacionamento para autistas e gestantes. A Secretaria de Cultura atendeu 20 jovens com atividades diversificadas, enquanto a Controladoria Geral do Município (CGM) registrou oito atendimentos na ouvidoria.
A Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), também marcou presença no Tamo Junto do bairro Santa Maria e realizou 547 atendimentos entre serviços de cadastro de currículo, Carteira de Identidade Nacional, oficina e inscrição em cursos, além do Balcão do Emprego.




