Aracaju já respira o clima natalino, e os vendedores ambulantes estão otimistas com as vendas de fim de ano. Até 6 de janeiro de 2026, a Prefeitura de Aracaju promove uma programação especial do projeto ‘A Luz do Natal’ em diferentes pontos da cidade, como o Natal das Famílias na Praça Fausto Cardoso, em parceria com Fecomércio, ações no Parque da Sementeira, a Cantata de Natal no Palácio-Museu Luiz Antônio Barreto e desfiles em sete locais da cidade. 

A artesã Elisa Maria dos Santos, 59 anos, contou que vende seus produtos há uma década e que eventos como o 'A Luz do Natal' ajudam a garantir uma renda extra. “É um período que nos ajuda muito porque as pessoas vão mais às ruas, visitam mais as praças. Não tem um dia sem movimento, está sempre cheio. E isso é muito bom para nós, que somos comerciantes. Para o final de ano, é ótimo para comercializar e ter um dinheirinho a mais. Eu vendo boneca de pano, mané-gostoso, maculelê, carrinhos de madeira, tudo de madeira. Sai de tudo um pouco”, destacou.

O vendedor Wendel Oliveira, 19 anos, que comercializa sorvete na Praça Fausto Cardoso, disse que a expectativa é das melhores para os 32 dias de festa. “Aqui a gente espera tirar um dinheiro, ver alegria nas pessoas, ter prazer em atender e ver o sorriso delas. Queremos oferecer qualidade no produto e satisfação, ver que a pessoa sai daqui falando bem, que a sorveteria proporcionou alegria ao cliente”, afirmou. Ele destacou ainda que tem apostado na nostalgia dos sabores tradicionais, aproveitando o calor e a proximidade do verão.

Também confiante com a chegada dos dias mais quentes, Wellen Priscila dos Santos Melo, 32 anos, que vende geladinho gourmet, espera uma temporada de vendas melhor que a do ano passado. Para ela, trabalhar com vendas exige mais do que oferecer o produto. “É um período muito bom para todos nós que estamos aqui diariamente. A praça é um ponto turístico que movimenta a cidade e sentimos a presença das pessoas comprando nossos produtos. Tenho certeza de que esses dias de festa serão ótimos, a expectativa é a melhor possível”, reforçou.

A vendedora Vicência Maria Ferreira, conhecida como Dona Neném da Pipoca, contou que vende de tudo um pouco e, a cada ano, consegue garantir uma renda extra. “Todo ano é muito bom. A expectativa é que aumente mesmo. A gente percebe que as pessoas estão vindo para a praça curtir as luzes, a música, o coral. Aqui eu vendo pipoca, maçã, refrigerante, água, algodão doce. Todo mundo que passa por aqui gosta”, relatou.

Franciele Costa, 31 anos, destacou a expectativa de participar pela primeira vez das vendas de Natal na Praça Fausto Cardoso. “Trabalho com evento há sete anos e é a primeira vez que trabalho aqui na Praça. A expectativa é a melhor possível porque todos que por aqui passam elogiam muito que as vendas são ótimas, e graças a Deus este ano eu fui sorteada e estou aqui para todos esses dias de festa. É um período muito bom porque nos ajuda de forma significativa, principalmente quem busca uma renda extra”, concluiu.