A Secretaria de Segurança Pública (SSP) já determinou à Polícia Civil a abertura de inquérito para apurar uma festa que teria ocorrido neste final de semana na Croa do Goré, em Aracaju. Um vídeo, que circula nas redes sociais, mostra pessoas aglomeradas no local.
São dezenas de pessoas participando do evento, praticamente todas sem máscaras. Uma embarcação é flagrada chegando ao local. Os jovens usam bebidas alcoólicas e preparam um churrasco, tudo sem obedecer o distanciamento adequado. O decreto governamental proíbe este tipo de evento por provocar aglomerações.
Através de uma nota, a Capitania dos Portos de Sergipe se manifestou e disse que vai apurar o fato. “A Secretaria de Segurança Pública do estado foi comunicada, para que adote as medidas cabíveis, em observação ao previsto nos Decretos estaduais em vigor.
Cabe à Marinha do Brasil assegurar o cumprimento, por tripulantes e passageiros, do previsto na Lei 9.537 de 11 de dezembro de 1997 e seu Regulamento, que trata da segurança do tráfego aquaviário. Caso seja verificada alguma infração à referida lei, os condutores serão notificados.
Desde o início da pandemia, a Marinha do Brasil vem realizando ações de conscientização, quanto as formas de contágio e prevenção do COVID-19, junto às colônias de pescadores, associações de barqueiros, marinas e garagens de barcos. Em todas as abordagens à embarcações, os tripulantes e passageiros são orientados a usar máscaras e manter o distanciamento social, em cumprimento à Lei Federal no 14.019 de 02 de julho de 2020 e aos Decretos estaduais em vigor.