Principal cartão-postal da capital sergipana, a Orla da Atalaia tem ganhado uma atenção especial do Governo do Estado desde o início desta gestão. O local foi escolhido estrategicamente para ser o cenário das vilas temáticas promovidas pela administração estadual, com o intuito de aquecer a atividade turística e, consequentemente, fortalecer a economia sergipana. E após os sucessos da Vila do Forró e da Vila do Natal Iluminado, a Vila da Páscoa Iluminada também tem obtido bons resultados.
De acordo com informações da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH/SE), a média de taxa de ocupação da rede hoteleira para o período ficou acima de 75%. "Esses eventos não apenas proporcionam entretenimento, mas também impulsionam a economia local e fortalecem a imagem de Sergipe como um destino turístico de destaque. A colaboração entre o governo, a comunidade e os visitantes é essencial para o sucesso dessas iniciativas, evidenciando o potencial do turismo como agente transformador da nossa região. Esperamos que essa parceria continue a florescer, trazendo benefícios tanto para os moradores quanto para os turistas que buscam experiências autênticas e memoráveis", evidenciou o vice-presidente da associação, João Paulo.
Quem sente esses números na prática é João Messias, recepcionista de um hotel localizado na Orla. Segundo ele, desde o ano passado, o movimento de hóspedes cresceu bastante, tanto pela tendência de aumento observada pelo setor após o fim das restrições do período de pandemia quanto por conta dos investimentos do Governo do Estado nos eventos realizados na região. “É uma ideia muito boa, uma ótima iniciativa, pois ajuda o movimento turístico”, aprovou.
A agente de viagens Claudete de Luccas, que trabalha com turismo há oito anos, veio com um grupo só de mulheres de Campinas, em São Paulo, passar um período em Aracaju, em homenagem ao mês das mulheres. Ela contou que todas estão gostando bastante de conhecer a capital sergipana e, inclusive, a Vila da Páscoa Iluminada. “Viemos então prestigiar Aracaju e gostamos muito da cidade, conhecemos alguns pontos turísticos, até o momento simplesmente amamos. Temos mais dois dias para desfrutar e ver o que Aracaju tem para nos oferecer. Fomos ontem à noite na Vila da Páscoa e achamos muito bacana mesmo, a iluminação maravilhosa. Deu para fazer bastante foto”, elogiou.
Assim como elas, a professora aposentada Francisca Cruz está visitando Aracaju com as amigas pela primeira vez. Elas vieram do município de Açailândia, no Maranhão, e ficaram encantadas com os atrativos da capital sergipana. “Chegamos ontem à noite e conhecemos a praia, a vila de artesanato, e achamos tudo bem bacana. E na Vila da Páscoa está tudo lindo, perfeito. Até comentei com a minha colega que o governo aqui realmente investe nisso. É muito bacana, muito lindo, tudo perfeito. Eu amei. Aracaju é linda”, enfatizou a turista.
Vila da Páscoa
A Vila da Páscoa é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), e Federação do Comércio do Estado de Sergipe (Fecomércio/SE), com apoio da Energisa, Brisanet e Projeto Tamar.
Confira a programação completa aqui.