A Vila do Natal Iluminado 2025 entrou na fase final de montagem na Praça de Eventos da Orla da Atalaia, em Aracaju. Promovida pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), a estrutura está sendo preparada para receber o público a partir desta sexta-feira, 5 de dezembro, com programação contínua até o dia 28.

Ao longo da semana, equipes técnicas do Governo de Sergipe, em conjunto com os setores de segurança, mobilidade, assistência social e serviços essenciais, realizam ajustes finais de acessibilidade, circulação, áreas de apoio, ordenamento do público e organização dos serviços que serão prestados durante o evento.

A edição deste ano mantém o conceito de vila temática e reúne atrações como montanha-russa, roda-gigante, pista de patinação, casa do Papai Noel, arena gamer, teatro, espaço multissensorial, parada natalina, feira de artesanato, economia solidária e personagens temáticos circulando pelo espaço.

A montagem também inclui iluminação especial, cenografias de grande porte, áreas instagramáveis, sinalização interna, pontos de alimentação e espaços de apoio ao visitante, incluindo atendimento emergencial e suporte às pessoas com deficiência.

Estrutura

O diretor-presidente da Funcap, Gustavo Paixão, destaca que a edição deste ano mantém a essência familiar e o reforço ao espírito natalino.  “A Vila do Natal já está consolidada e faz parte do calendário do Governo do Estado. É um evento muito importante para a família, com todo o espírito natalino envolvido. Teremos novamente a pista de patinação, que se torna a maior do Nordeste durante o período, e todos os espaços temáticos que já fazem parte da experiência. Também teremos a rua coberta com seis bares, além de lanchonetes, música ao vivo diariamente e toda a decoração natalina, incluindo a árvore de 26 metros”, detalha.

Ele também ressalta a expectativa para o impacto econômico e turístico. “São 23 dias de muita movimentação econômica, com o pagamento do 13º, o aumento do fluxo de turistas e toda a cadeia criativa envolvida. A presença do teatro segue forte, com espetáculos totalmente sergipanos, e este é sempre um momento gratificante, porque vemos as crianças interagindo e conhecendo nossa cultura”, reforça Gustavo.

O coordenador da Vila do Natal, Pedro Macedo, explica que o trabalho segue dentro do cronograma, com cerca de 200 profissionais atuando diariamente na estrutura que conta com área total de 6.140 m².  “Estamos na fase final de montagem de toda a estrutura de ferro, somada à parte de decoração e cenografia, deixando tudo bem iluminado e preparado para que o público possa aproveitar a partir da sexta-feira”, garante.

Foto: Igor Matias