Nesta sexta-feira (8) o ex-deputado federal André Moura (UB) participou do Encontro Estadual dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes De Combate às Endemias de Sergipe e lembrou da sua atuação no Congresso Nacional pela conquista dos direitos para os profissionais da área.
André se destacou como defensor ativo da categoria, foi o autor do projeto de lei que regulamentou as atividades, condições de trabalho e direito previdenciário. “Hoje, depois de tantos anos, a gente olha pra trás, bate no peito e diz: valeu a pena. No Brasil, antes dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, apenas uma categoria tinha um piso garantido, que era o Magistério. Vocês foram a segunda categoria na história deste país a conquistar esse direito”, lembrou André.
Com influência no Congresso Nacional, André escolheu ficar ao lado dos trabalhadores e da defesa de seus direitos. “Quantas vezes você viu um líder dizer não a um governo? Eu vi André dizer não lá na Câmara, ele ficou do nosso lado. Eu acompanhei de perto”, testemunhou Jailton dos Santos, presidente da Federação das Associações Municipais dos Agentes Comunitários de Saúde do estado de Sergipe (FAMACSE).
Presente no evento, a presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (CONACS), Ilda Angélica, também destacou a importância de André na luta em Brasília. “Falar de André Moura, pra nós que fazemos a Confederação, é muito fácil. É falar de um cara que tem compromisso com seu povo, que tem um compromisso com o seu estado e que, acima de tudo, abraçou a causa da nossa categoria”.
“Fiz tudo isso por entender que os agentes de saúde e de endemias tendo melhores condições de vida, ofertam uma melhor saúde pública para o povo brasileiro. Reconheço também que a luta ainda não acabou. E eu quero poder estar em Brasília no próximo ano para continuar ao lado de vocês”, concluiu André Moura.