O fortalecimento da rede estadual de ensino é uma das propostas do candidato ao governo de Sergipe pelo PSD, Fábio Mitidieri e o vice Zezinho Sobral. O plano de governo para a educação de Sergipe avançar nos próximos quatro anos defende, entre outras coisas, a ampliação do Ensino Médio Integral, a construção de novas escolas e o diálogo permanente do poder público com a comunidade escolar.
Fábio propõe a construção de novas unidades de ensino e a ampliação do Ensino Médio Integral para 156 unidades nos próximos quatro anos, representando 83% da rede com o modelo de ensino.
Além disso, o candidato do PSD pretende implantar o programa Jovem Monitor, de aprendizagem profissional, com oferta de bolsas para que estudantes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) recebam uma remuneração para realizar monitoria obrigatória durante o último módulo do curso. O programa será desenvolvido em parceria com a iniciativa privada e objetivando a inserção no mercado de trabalho.
Fábio também propõe um diálogo permanente entre o poder público e a comunidade escolar. “Quero fazer uma gestão participativa, na qual irei manter o diálogo aberto com professores, estudantes e gestores. Com a categoria, irei discutir o currículo da educação integral e outras decisões importantes para que a educação de Sergipe possa melhorar ainda mais nos próximos anos. Vamos criar um padrão de infraestrutura que assegure uma boa qualidade de ensino e conforto aos estudantes”, afirma o candidato.
Sobre o currículo da educação integral, Fábio também defende que esse deve considerar a realidade de cada região e as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. Além de considerar as múltiplas dimensões pedagógicas, com incentivos ao protagonismo juvenil, promovendo acolhimento psicossocial, propondo novas disciplinas eletivas, estimulando o aprendizado na prática e a tutoria. A proposta é de desenvolvimento de competências cognitivas e emocionais dos estudantes.
Fonte: assessoria