A campanha Outubro Rosa levanta um debate importante sobre a saúde feminina e necessidade de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. Em Sergipe, o candidato ao governo do Estado pelo PSD, Fábio Mitidieri, tem propostas que envolvem a ampliação dos atendimentos no interior do estado e a distribuição de absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade.
O candidato do PSD propõe a criação do programa Bem Querer, inspirado no Pró-Mulher de Maria do Carmo Alves, com ônibus adaptados que possam realizar atendimento de saúde volante nos municípios mais afastados, com foco na saúde das mulheres e da família e possibilidade de oferta de mais serviços de atendimento de cidadania.
Outra proposta envolve a implantação de um programa voltado à pobreza menstrual, com a inclusão de absorventes na cesta básica e distribuição gratuita para jovens estudantes da rede pública estadual e nas unidades de Saúde para outras pessoas, como as que estão em situação de rua e mulheres encarceradas.
Fábio explica que as mulheres estão tendo participação especial em sua campanha e também terão em seu futuro governo, participando do desenvolvimento das políticas públicas.
“A participação feminina tem sido fundamental desde o início da minha campanha para o governo do Estado. A minha esposa e futura primeira-dama, Érica Mitidieri, criou o movimento Elas com Fábio, que está reunindo mulheres do estado todo na nossa campanha. Elas estão tendo uma participação efetiva na campanha e também terão no futuro governo. As mulheres serão responsáveis pela criação e execução dos programas Bem Querer e de distribuição de absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade”, afirma Fábio.