O candidato ao Governo de Sergipe, Rogério Carvalho (PT), participou, na noite dessa terça-feira, 27, do Debate da TV Sergipe, emissora afiliada à Rede Globo, e apresentou as principais propostas para transformar a vida dos sergipanos.
Na oportunidade, ele também fez algumas declarações contundentes e necessárias sobre seus adversários, mostrando, assim, ser o mais preparado para administrar o Estado a partir de 2023. “Junto com Lula, aqui em Sergipe, temos compromissos que vão transformar a vida dos sergipanos”, anunciou.
“Como o ‘Bolsa Família’, o passe livre para os estudantes, levar a qualidade do Colégio Atheneu para todas as escolas do estado, trazer de volta a Petrobras, explorar a carnalita, zerar a fila de cirurgias, levar água para todos os lares, e fazer a duplicação da BR-235, da SE-270, no trecho que liga Lagarto à BR-101, e concluir a duplicação da BR-101”, detalhou.
Além disso, o escolhido por Lula também lembrou que “foi nos governos do PT que Sergipe teve grandes investimentos e tinha desenvolvimento”. “O PT foi o partido que mais fez habitações em Sergipe. Nosso histórico mostra o compromisso com a moradia e com os assentamentos de famílias camponesas. Temos compromisso com o povo mais pobre do estado”, destacou.
“O governo do presidente Lula foi o que mais construiu unidades habitacionais. Com essa parceria, vamos retomar o Minha Casa Minha Vida Classe 1 em Sergipe. E vamos utilizar áreas com infraestrutura, de propriedade do estado, para construir casas”, acrescentou.
Compromissos com a Educação
Quando questionado sobre projetos voltados à Educação, Rogério Carvalho elencou algumas ações que serão tomadas em seu governo para garantir um ensino de qualidade e valorização dos professores. “Vamos criar o Passe Livre e criar um instituto de ensino profissionalizante, que futuramente irá se tornar a nossa Universidade Estadual”, revelou.
“Vamos incorporar tecnologia em todas as escolas, definir novo método em acordo com professores, definir um padrão de qualidade para todas as escolas e abrir espaço para atividades extracurriculares”, completou.
Rogério Carvalho pontuou, ainda, que é preciso “definir um padrão de qualidade para as escolas, porque nossas escolas não têm espaço para outras atividades fundamentais para as nossas crianças e adolescentes”. “Além de rediscutir, junto com os professores, a carreira e definir uma política salarial de acordo com a receita estadual”, reforçou.
Merenda escolar e Ideb
Outro ponto comentado pelo escolhido por Lula tem relação com a qualidade da merenda escolar fornecida aos alunos sergipanos e, também, se mostrou preocupado com os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
“Temos compromisso e preocupação com a merenda escolar. Recentemente, mais de 70 alunos passaram mal em uma escola do Estado e isso é uma falta de apreço com os estudantes. Não tem como avançar desse jeito. Tem que fazer uma transformação”, declarou.
Ele completou informando que, embora os resultados do Ideb, apresentados recentemente, tenham sido positivos, é importante analisar o período da pandemia de Covid-19, que causou uma série de prejuízos, também, no ensino-aprendizagem dos alunos.
“Ter feito aprovação automática durante a pandemia pode ter causado alterações no resultado do IDEB. A consequência disso veremos mais na frente e é preciso tempo para mostrar que não avançou tanto assim”, alertou.
“Como apoiar quem é a favor da fome e destruição?”
“Valmir se diz o candidato de Bolsonaro. Mas como ele consegue apoiar um candidato que levou o Brasil de volta ao mapa da fome e provocou tantas mortes e destruição?”, questionou Rogério Carvalho.
Previdência
Quando abordado sobre a situação da Previdência e possíveis soluções para diminuir os prejuízos que os aposentados e pensionistas vêm sofrendo nos últimos anos, Rogério Carvalho foi enfático: “Vamos devolver o que o padrinho político de Mitidieri roubou dos aposentados!”
“A Reforma da Previdência, que Fábio Mitidieri votou em Brasília, junto com o amigo dele, Bolsonaro, tirou direitos e dinheiro das pessoas. Em Sergipe e no Brasil precisamos resolver isso de uma vez por todas”, denunciou.
“Fábio Mitidieri mente!”
Ainda dentro da série de esclarecimentos feitos no decorrer do debate, Rogério Carvalho afirmou que o também candidato ao Governo de Sergipe, deputado federal Fábio Mitidieri (PSD), que é apadrinhado e indicado pelo atual governador Belivaldo Chagas (PSD), “mente para a população”.
“Mitidieri mente. Manipulou um vídeo de Lula contra mim. Isso é mentira, fake news! Tenta forçar a imagem de Lula, o que gerou até busca e apreensão da Polícia Federal no gabinete de Mitidieri por conta de materiais irregulares de campanha”, disparou.
Ele também revelou que “Mitidieri não respeita regra nenhuma”. “Não respeita a Justiça Eleitoral, não respeita nada. É um menino mimado que quer ganhar de presente o Governo do Estado. Tudo o que Mitidieri fala parece um robô, parece fake”, arrematou.
“O partido de Mitidieri não tem coligação com Lula. E ele paga multa todas as vezes que tenta enganar o eleitor com essa ideia. Gastando dinheiro público para manipular a opinião pública. Cadê o pix do eleitor, Mitidieri? Aliás, é uma dúvida que fica: por que Mitidieri tenta forçar uma aliança com Lula, até pagando multa para criar essa ideia fantasiosa?”, questionou.
“A saúde está abandonada”
Questionado sobre a situação da saúde de Sergipe e sobre uma série de imbróglios envolvendo o Governo do Estado e a construção do Hospital do Amor, no município de Lagarto, Rogério Carvalho considera um “erro grave suspender a licença ambiental da construção”.
“A Saúde, que não recebe investimentos há cerca de uma década, agora sofre um desrespeito à vida com esse atraso na obra do Hospital do Amor de Lagarto”, declarou.
“O PT vai voltar para transformar a vida de todos”
Em vários momentos do debate, candidatos da oposição tentaram, no entendimento de Rogério Carvalho, criar uma narrativa que colocasse as gestões do Partido dos Trabalhadores (PT) como prejudiciais à população. Fator que, para ele, soa como contraditório. “Impressionante como todos citam os programas do PT, mas ainda assim criticam o PT”, comentou.
“Falaram de orçamento participativo, Ciências Sem Fronteiras, PAC, entre outros. Todos programas do PT. Todos que deram certo e vão voltar. Porque o PT vai voltar! E, junto com Lula, vamos fazer muito mais por Sergipe”, complementou.
Rogério Carvalho seguiu revelando que “o PT foi o partido que mais fez moradias populares”. “Déda fez mais de 5 mil casas populares e deu origem ao bairro 17 de Março, um sonho, dele. Temos em nosso histórico um compromisso com moradia, com assentamento de pessoas que não têm terra para trabalhar, com agricultura familiar, economia solidária. Vamos trazer de volta a primavera para Sergipe”, concluiu.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Fotos: Divulgação/TV Sergipe