A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou, nesta quinta-feira, 26, que afastou os policiais envolvidos em abordagem que terminou com morte de Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, no município de Umbaúba, no sul do estado de Sergipe.

Em nota, a PRF disse que "está comprometida com a apuração inequívoca das circunstâncias relativas à ocorrência no estado, colaborando com as autoridades responsáveis pela investigação". A instituição disse ainda que "reforça o compromisso com a transparência e isenção".

Genivaldo, que sofria de transtorno mental, foi abordado por três policiais rodoviários federais na última quarta-feira, 25, imobilizado e, em seguida, colocado dentro do porta malas da viatura. Um gás lacrimogêneo e spray de pimenta foram utilizados e o homem acabou morrendo antes de chegar ao hospital.

O laudo do Instituto Médico Legal aponta que a causa da morte foi insuficiência respiratória aguda secundária à asfixia.

Genivaldo de Jesus Santos foi enterrado nesta quinta-feira, 26, no povoado Mangabeira, em Umbaúba, sob forte comoção e protestos de familiares e amigos.