A Primeira Infância é uma das prioridades do Governo de Sergipe para que as crianças de zero a seis sejam assistidas com políticas públicas eficazes que garantam sua dignidade e cidadania. A Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) iniciou nesta terça-feira, 22, a primeira capacitação de Guia de Visita Domiciliar (GDV) do Programa Criança Feliz, destinada à qualificação dos supervisores dos municípios participantes.
O programa integra as ações intersetoriais entre os governos federal e estadual ao promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, proporcionando apoio e orientação às famílias para fortalecer os vínculos e melhorar as condições de vida dos pequenos sergipanos. De acordo com a secretária da pasta, Érica Mitidieri, a capacitação dos supervisores é uma ação essencial para que o trabalho de acompanhamento e apoio aos assistidos seja feito da melhor forma possível. "É com grande satisfação que iniciamos mais uma etapa da capacitação dos supervisores do Programa Criança Feliz, que tem mostrado o impacto positivo na vida de muitas famílias sergipanas. A Seasic está empenhada em garantir que as equipes técnicas estejam bem preparadas para atuar diretamente nas comunidades”, declara Érica.
Alinhado à Política Estadual da Primeira Infância - Ser Criança, o Programa Criança Feliz consiste na realização de visitas domiciliares que buscam envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos. “A capacitação do Guia de Visita Domiciliar é o momento em que nossos supervisores aprenderão o que é e como fazer a ação do programa Criança Feliz, que trabalha dentro de dois pilares: a visita domiciliar até a casa da família para orientação, e demandando situações, quando o visitador identifica a demanda de assistência social ou educação, por exemplo, e fazer os devidos encaminhamentos, por meio da intersetorialidade entre as pastas”, informa o coordenador estadual do programa, Leandro Prachedes.
Participação
O evento conta com a participação de representantes dos municípios de Barra dos Coqueiros, Propriá, Divina Pastora, Cumbe, Itabaianinha, Aracaju, Estância, Canhoba, Boquim, Lagarto, Itaporanga d’Ajuda, Itabi, Laranjeiras e Itabaiana. Ao longo da semana, os supervisores serão qualificados para melhor conduzirem as atividades do programa em suas respectivas localidades.
A assistente social e supervisora do Programa Criança Feliz, da cidade de Barra dos Coqueiros, Thaís Alves, destaca que a capacitação promove um momento de troca de saberes com outros supervisores, bem como amplia o conhecimento acerca do programa. “O intuito maior é levar o que aprendemos para os nossos visitadores, esses que estão na ponta no dia a dia com as famílias, fortalecendo os vínculos e melhorar as condições de vida dos pequenos sergipanos”, afirma.