Para especialista é importante manter uma rotina diária, saber a expectativa da gestão e planejar todas as ações.
Nunca se ouviu falar tanto em home office como nos tempos atuais. Empresas e funcionários precisaram se reinventar e se reconectar para este formato de forma rápida e eficiente. O ambiente de trabalho ganhou um cantinho em casa adaptado para desenvolver as atividades. Mas como incentivar e manter o espírito de equipe diante de tantos desafios?
Para a especialista em Desenvolvimento Humano e diretora de Recursos Humanos do Grupo Tiradentes, Patrícia Junquilho, o processo de adaptação requer, primeiramente, a construção mental de um lugar para o ambiente de trabalho. “É importante que haja na sua mente, na sua construção mental, que, ao adentrar naquele espaço, seja na sala, na varanda, no quarto ou no corredor, você estará em um ambiente de trabalho”, comenta.
“Outra coisa que acredito que é bastante interessante é que você possa personalizar o seu ambiente de trabalho”, complementa.
A organização da rotina diária também é considerada um ponto-chave para o momento. “A rotina está modificada, os horários estão diferentes, então é preciso se reorganizar e se reestruturar para as questões da própria casa, assim como incorporar as necessidades do trabalho. É importante lembrar que temos vantagens a serem usufruídas neste momento. Um exemplo é que não temos o tempo de deslocamento para ir ao trabalho”, declara Patrícia.
“Com toda essa mudança, também é preciso saber a expectativa da gestão da empresa e se conectar e planejar todas as ações. Existem instrumentos dentro do Google, por exemplo, que pode estabelecer um calendário de atividades e pontos de encontro”, acrescenta.
Para manter a integração e o espírito de equipe, a especialista chama a atenção para estratégias que podem fazer a diferença. “É importante manter encontros virtuais para promover o alinhamento das ações e, assim, distribuir o trabalho home office. Além disso, identificar e negociar prazos de entregas. Entendo que é muito relevante a autogestão, a autonomia e o protagonismo para este momento”, salienta.
“Trabalhar com empatia e alegria e ter também recompensas pelo esforço de trabalho é fundamental. É muito importante construir um espaço para descontração com os colegas, um horário para o cafezinho virtual e bater um papo para que todo esse processo que estamos vivenciando traga sempre experiências novas e muito aprendizado. Acabamos desenvolvendo novas competências que serão utilizadas para avançar profissionalmente”, finaliza.
Fonte: Assessoria de Imprensa/Unit