Nesta terça-feira, 29 de março, foi realizada a 254ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Saúde (CES/SE), no auditório da Fundação Estadual de Saúde (Funesa). As principais pautas foram sobre a Plataforma DigiSUS – Módulo Planejamento, que é um sistema de informação do Sistema Único de Saúde (SUS); a apresentação da Programação Anual de Saúde (PAS) 2022 e do Plano de Contingência para Emergência de Saúde Pública – Pandemia da Covid-19.

Após os informes, a secretária executiva do CES/SE, Cicy Bezerra, disse que em algumas entidades houve um remanejamento de conselheiros e apresentou as novas conselheiras: Cristiane Prado Menezes, conselheira titular da Associação de Desenvolvimento Social do Estado de Sergipe e a conselheira titular Aelça Ribeiro de Santana, representante do Movimento Mulheres de Peito. A presidente do CES/SE e secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa, deu as boas-vindas às novas conselheiras. “O CES é um espaço participativo e tem representantes de várias regiões do Estado que são multiplicadores nas discussões do SUS e lutam pelo fortalecimento do controle social”, frisou Mércia.

O analista de Políticas Sociais da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde em Sergipe, Leonardo Almeida, explicou sobre o papel do conselheiro de saúde no sistema DigiSUS. Depois o diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o médico Marco Aurélio Góes, fez uma explanação do Plano de Contingência da Covid-19 em Sergipe, com o histórico da pandemia e com gráficos ilustrando os casos e óbitos causados pela doença. Em seguida, o diretor de Planejamento da SES, Davi Fraga, e as técnicas Giselda Melo e Eliane Nascimento, explicaram e apresentaram o PAS 2022, com as 11 diretrizes, 31 objetivos, 106 indicadores e 297 ações de saúde que serão realizadas nesse ano.

A última pauta, que seria sobre o Regimento e Regulamento da 4ª Conferência Estadual de Saúde Mental, foram solicitadas vistas por alguns conselheiros. Já foi marcada uma reunião com a Comissão Organizadora da Conferência para a próxima sexta-feira, 1º de abril, às 8 horas, no CES/SE e em breve haverá uma reunião extraordinária somente sobre este tema.

Por Gleydiomar Souza Góis (CES/SE)