O curso de Direito da Universidade Federal de Sergipe recebeu, pela sétima vez consecutiva, o Selo OAB Recomenda. A premiação foi entregue ao reitor Valter Santana no último 16 de março em Brasília e repassada ao coordenador do curso na manhã desta terça, 19, pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Sergipe.
“Esse selo mostra o quão importante é, para a OAB, a qualidade do ensino jurídico. E quem ganha com isso é a sociedade, ganha também a UFS por elevar o nome do nosso estado, e a OAB, por qualificar melhor o profissional que vai entrar no mercado de trabalho e com isso assegurar os nossos princípios básicos. A UFS merece todas as felicitações pelo trabalho que vem desenvolvendo”, disse Danniel Costa, presidente da seccional Sergipe.
Criado há mais de vinte anos, a presente edição do Selo avaliou mais de 1.700 cursos em todo o país visando criar balizas que garantam, num universo de 700 mil alunos matriculados, a qualificação dos profissionais de Direito no Brasil. Desta vez, apenas um pouco mais de 10% dos cursos de Direito do Brasil foram admitidos ao Selo, sendo a UFS a única instituição contemplada no estado.
“Receber esse selo tantas vezes mostra a regularidade do nosso curso. Fazemos essa entrega ao coordenador, na presença da direção do Centro, porque ele é fruto justamente do empenho dos nossos docentes, servidores e alunos”, comemora o reitor Valter Santana.
O vice-reitor, Rosalvo Ferreira, também presente à reunião, destacou o programa do curso de Direito, a capacitação dos docentes e o interesse dos alunos, pontuando que “os melhores cursos da área jurídica no Brasil são aqueles que têm uma trajetória. Toda grande escola de Direito teve grande nomes e grandes alunos, que se notabilizaram”.
A diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), professora Martha Cabral, frisa que "Direito é um departamento que tem os melhores indicadores dentro do Centro, quanto ao Ensino, Pesquisa e Extensão” E acrescenta, à história no ensino de Direito no estado, “a própria formação do corpo docente e à possibilidade que esses alunos têm de continuar sua formação dentro da universidade, pelo programa de Mestrado em Direito”.
A nota do Selo OAB é calculada a partir de uma fórmula matemática aplicada aos percentuais de aprovação no Exame da Ordem e levando também em conta os conceitos obtidos pelos cursos no Exame Nacional de Desempenhos dos Estudantes (Enade).
“É um processo que inicia desde a qualificação dos alunos na forma de ingresso na universidade, que os seleciona de forma muito rigorosa, via Enem, e já traz para os nossos bancos alunos muito diferenciados no contexto geral, cumulado a isso com a estrutura oferecida pela universidade, e fechando com a capacitação, formação e o empenho dos nossos professores, e dos próprios alunos no decorrer desse curso”, conta Ubirajara Coelho Neto, coordenador do curso de Direito.
Também estiverem presentes no ato de entrega, que ocorreu no Gabinete do Reitor, a vice-presidente da OAB, Letícia Esteves, e a presidente da Comissão de Educação Jurídica da OAB-SE, Laira Correia de Andrade Vieira, e a diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFS), professora Martha Cabral.
Fonte: Ascom