Queimadas podem impactar o fornecimento de energia
O clima mais quente e seco favorece a ocorrência de queimadas em diversas regiões. Somente este ano, a Energisa Sergipe registrou 6 ocorrências de queimadas provocadas por terceiros, afetando o fornecimento de energia para quase 4 mil clientes. A distribuidora reforça a importância de adotar cuidados para evitar situações de risco.
Entre as principais causas das queimadas estão bitucas de cigarro descartadas incorretamente, fogo para limpeza de pastagens e fogueiras. As chamas se espalham rapidamente e podem atingir a rede elétrica e prejudicar o fornecimento de energia, afetando hospitais, escolas, indústrias, comércios e residências. Em 2025, foram 19 ocorrências registradas na área de concessão da Energisa.
“É importante lembrar que o fogo não precisa encostar nos cabos para causar prejuízos. O calor intenso pode danificar a proteção dos fios, provocar curtos-circuitos e romper cabos. E quando o fogo começa, ele pode sair do controle em poucos minutos, principalmente com vento forte”, reforça o gerente de Operações da Energisa Sergipe, Thyago Tanouss.
Em situações de cabos rompidos por queimadas, a recomendação é manter distância de qualquer cabo partido ou caído. Nunca se aproxime ou tente manusear fios. A orientação é acionar imediatamente a Energisa pelo 0800 079 0196, que conta com equipes especializadas para atuar com segurança. O Corpo de Bombeiros também deve ser acionado para controlar o incêndio.
Dicas de segurança:
• Nunca jogue pontas de cigarro ou fósforos acesos em lixeiras, margens de rodovias ou áreas com vegetação.
• Não queime lixo doméstico, pois o fogo pode se propagar de forma rápida.
• Não utilize fogo para limpar pastagens ou áreas agrícolas, incluindo canaviais.
• Evite acender fogueiras, especialmente em locais próximos à rede elétrica.
• Caso faça fogueira, apague completamente as cinzas com água para evitar que brasas sejam levadas pelo vento e iniciem um incêndio.




