A professora Susana Souza Lalic foi eleita no último dia 20 para compor o Conselho da Sociedade Brasileira de Física (SBF), assim como para integrar a Comissão de Física Médica da entidade. Susana é docente do Departamento de Física e do Programa de Pós-Graduação em Física.

A Sociedade Brasileira de Física, formada por mais de 13 mil associados, é a entidade representativa dos físicos do Brasil. Congrega a comunidade de físicos em defesa da pesquisa, do ensino, da formação e da carreira dos profissionais.

“Foi a primeira vez que alguém da UFS foi eleita para o Conselho”, diz Susana. “[Compor o Conselho] traz uma série de responsabilidades e dá a oportunidade de contribuir ativamente para o avanço da física no Brasil, e mostra que a UFS também faz parte disso, então demonstra a importância da nossa instituição no país”, analisa a docente.

Segundo Susana Lalic, sua eleição para o Conselho da SBF é importante por diversas razões. “O Conselho é o órgão responsável por definir e orientar as diretrizes e políticas da SBF. É um órgão importante de governança da Sociedade, que garante a representatividade e o direcionamento estratégico da organização”, aborda ainda a pesquisadora.

A professora avalia que atuará com pessoas importantes no cenário nacional da física, contribuindo e influenciando na definição de políticas científicas e educacionais, assim como nos órgãos de fomento.

“Através da minha atuação, poderei contribuir para o fortalecimento da ciência no Brasil e em Sergipe, e da nossa universidade, dentro da entidade, mostrando a importância que temos no país”, vislumbra Susana.

Pesquisa e difusão

Susana Lalic é bastante atuante na UFS e na comunidade, contribuindo no desenvolvimento de pesquisas e na difusão da física por meio da divulgação científica.

Durante a pandemia, por exemplo, a pesquisadora integrou a equipe que desenvolveu caixas de desinfecção de máscaras descartáveis de filtro N95, usadas, principalmente, para proteger os profissionais de saúde de contaminações no ambiente hospitalar. A tecnologia permitia a reutilização do equipamento de proteção individual no enfrentamento à covid-19.

Na divulgação científica, Susana participou de atividades de popularização da física, como a realização do webinar “Entendendo Chernobyl: Uma perspectiva da série da HBO”, quando falou sobre o maior acidente da história da energia nuclear.

Ascom