O campo é também a sala de aula dos produtores rurais assistidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial – AteG, do Senar/Sergipe, as aulas são marcadas pela troca de experiência, conhecimento e tecnologia, assim são os Dias de Campo do programa.

Na última semana, cinco municípios sergipanos receberam os técnicos, supervisores e instrutores, durante o retorno desse momento de forma presencial. Foram três dias em Porto da Folha, um em Nossa Senhora de Lourdes, um em Itabi e outro em Gracho Cardoso.

Para a instrutora do Senar Sergipe, a zootecnista Annelise Aragão, que participou de boa parte dos dias de campo, o momento foi além de passar conteúdo. “Foram dias intensos de muita troca e os produtores puderam compartilhar experiências entre eles, além disso, o presencial deixa o momento mais dinâmico”, explica.

Os temas discutidos foram desde o Manejo de Ordenha e Alimentar, até mesmo gestão de custos, limpeza e também dúvidas sobre mastite e outros temas, por exemplo.

Experiência do Dia de Campo

Em Feira Nova, o produtor rural, Jadiel Azevedo, esteve em um Dia de Campo, e conta que só não desistiu da produção de leite, por causa da assistência técnica e gerencial do Senar/Sergipe. “Todo dia de campo, a gente aprende uma coisa diferente, além dos técnicos, aprendemos com as experiências de outros produtores”, ressalta.

Desde que começou a seguir as orientações dos técnicos, Jadiel Azedo, já viu sua produção aumentar de 68 para 380 litros de leite. Ele aumentou o número de vacas e acredita que vai aumentar ainda mais. No final do ano já pretende, substituir a ordenha anual, para a mecânica.

Os próximos Dias de Campo já têm data e local para acontecer e retornam no mês de outubro

Fonte: Assessoria